Temer decidirá se vai sancionar o projeto até o dia 28 de novembro
Foto: Isaac Nóbrega/PR
Temer decidirá se vai sancionar o projeto até o dia 28 de novembro

O presidente Michel Temer (MDB) disse nesta quarta-feira (14) que está analisando "com muito cuidado" o reajuste salarial para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), e que vai decidir mais para frente se vai aprovar ou vetar o projeto. 

Leia também: Veja como cada senador votou sobre o aumento de salário de ministros do STF

"Eu estou examinando. Você sabe que eu tenho 15 dias. Eu estou examinando esse assunto com muito cuidado. Só decidirei lá na frente. Vamos ver como fazemos.Temos até o dia 28 de novembro para sanção", afirmou Temer

Se sancionado, o salário dos ministros passará de R$ 33,7 mil para R$ 39,2 mil, um aumento de 16,38%. O projeto já foi aprovado pela Câmara e pelo Senado e aguarda a sanção do presidente. O reajuste também aumenta a remuneração da Procuradora Geral da República e também será o novo teto do funcionalismo público. 

O tema causa incômodo para setores do governo que defendem maior rigor com as contas públicas. O argumento é que o salário de ministros do Supremo serve de baliza para outras categorias. Portanto, o reajuste geraria um "efeito cascata" indesejado neste momento em que o país lida com rombo fiscal.

Leia também: "Temer sabe o que fazer”, diz Bolsonaro sobre aumento para o STF

Na semana passada, horas antes de o texto ser aprovado pelo Senado, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), afirmou que via o aumento de gastos com preocupação. Ele disse que este não era o “momento”. 

Segundo reportagem publicada nessa terça-feira (13) pelo jornal Folha de S.Paulo , Temer fez um acordo com o presidente do Supremo, ministro Dias Toffoli, para revogar o auxílio-moradia para magistrados caso o aumento de salários seja aprovado. 

Leia também: STF só votará fim do auxílio-moradia após Temer aprovar o reajuste de salário

Em conversas reservadas, Temer afirmou que irá sancionar o reajuste até o dia 28 de novembro, perto do prazo constitucional de 15 dias úteis. Segundo os assessores do presidente, o objetivo de segurar a sanção até o prazo limite é tentar diminuir a polêmica causada pelo aumento e aguardar a conclusão de uma análise técnica feita pela Casa Civil, que avalia pontos que possam ter questionamento judicial.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!