O governador eleito em São Paulo, João Doria (PSDB), pretende contar com o ex-ministro Henrique Meirelles
(MDB) em sua gestão no Palácio dos Bandeirantes, que terá início em janeiro. Esse desejo foi confirmado nesta segunda-feira (12) pelo próprio tucano durante o anúncio de seu futuro secretário da Justiça, Paulo Dimas Mascaretti, e da futura secretária da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.
Leia também: Doria promete a Bolsonaro apoio da bancada do PSDB à reforma da Previdência
João Doria classificou Meirelles como "secretário dos sonhos" para chefiar a pasta da Fazenda em São Paulo, mas disse que, até o momento, não houve convite ao ex-ministro, que atuou nos governos Lula (PT) e Temer (MDB) e foi sétimo colocado nas eleições presidenciais de outubro, com apenas 1,20% dos votos válidos.
"O ex-ministro é um dos nomes mais qualificados no País, sobretudo em sua área. É brilhante e meu amigo há muito tempo. Não houve nenhum convite, mas eu diria que é o 'secretário dos sonhos' de qualquer governador do Estado", afirmou Doria.
Meirelles pode se tornar o quarto ex-ministro de Temer a se juntar ao time de Doria em SP. Já foram confirmados Gilberto Kassab, ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Rossieli Soares, atual chefe do MEC, e Sérgio Sá Leitão , que está à frente do MinC. Eles atuarão em São Paulo à frente das pastas da Casa Civil, Educação e Cultura, respectivamente.
João Doria repete Bolsonaro e escolhe magistrado para Justiça
No início da tarde desta segunda-feira, Doria anunciou mais dois nomes para sua equipe: o ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SP) Paulo Dimas Mascaretti assumirá a Secretaria de Justiça, enquanto a deputada estadual Célia Leão (PSDB) assumirá a Secretaria da Pessoa com Deficiência.
A nomeação do desembargador Mascaretti para a Justiça é tida como uma reprodução paulista do movimento tomado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) em relação ao juiz Sérgio Moro, seu futuro ministro da Justiça. Já a inclusão de Célia Leão em sua equipe é um aceno ao PSDB, partido de Doria que até o momento não estava representado no futuro secretariado do governo.
Doria afirmou neste início de tarde que pretende reduzir o número de secretarias em São Paulo. Atualmente, são 25 pastas no governo. "Vamos diminuir o número de pastas, mas não vamos anunciar agora", disse.
Os demais secretários já anunciados por João Doria para compor sua equipe de governo são o médico José Henrique Germano, escolhido para ocupar a Secretaria de Saúde, e o produtor rural Gustavo Junqueira, que vai liderar a pasta da Agricultura.