Bolsonaro se reúne com embaixadores da Espanha e dos Estados Unidos no Brasil
Tânia Rêgo/Agência Brasil - 25.10.18
Bolsonaro se reúne com embaixadores da Espanha e dos Estados Unidos no Brasil

O presidente eleito Jair Bolsonaro se reúne, nesta quinta-feira (1º), no Rio de Janeiro, com embaixadores para falar sobre política externa. O primeiro encontro será com Manuel de la Comara Hermoso, embaixador da Espanha no Brasil. Mais tarde, o candidato eleito pelo PSL vai se reunir com o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, P. Michael McKinley. 

Leia também: Putin, Maduro e outros líderes parabenizam Bolsonaro por eleição no Brasil 

Bolsonaro se reúne com embaixadores dos dois países para tratar da política externa. A Espanha é uma parceira importante para o Brasil por sua forte representação na União Europeia, em um momento em que o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, suspensa temporariamente) tenta negociar um acordo de cooperação com o bloco europeu.

Em um processo de articulação há 18 anos, o acordo envolve mais de 300 pontos e várias divergências. As dificuldades principais são nos setores automotivo, de propriedade intelectual, em especial as regras de patentes de medicamentos, indicações geográficas e serviços marítimos.

No caso dos Estados Unidos (EUA), o embaixador P. Michael McKinley está deixando o Brasil para assumir as funções de assessor do chefe do Departamento de Estado norte-americano, Mike Pompeo.

Há três meses, McKinley faz as funções de embaixador no Brasil e também de assessor de Pompeo. Na última quarta-feira (31), seguranças norte-americanos estiveram no condomínio de Bolsonaro para verificar o local e observar eventuais ameaças e riscos.

Leia também: Primeira viagem internacional de Bolsonaro será ao Chile; EUA estão no radar

Em entrevistas após as eleições, Bolsonaro disse que admira o presidente norte-americano, Donald Trump, e que irá aos Estados Unidos. Ele pretende ir ao país com o general da reserva Augusto Heleno, confirmado como ministro da Defesa, e de Paulo Guedes, que assumirá o superministério da Economia.

No domingo, após o resultado e a vitoria de Bolsonaro, Trump ligou lhe para desejar os parabéns. O presidente eleito disse que quer conversar com Trump sobre acordos na área militar, negociações comerciais e questões regionais. 

Há ainda a preocupação com a Nicarágua que, desde abril, vive em clima de confronto entre civis e agentes do Estado. As manifestações são rotineiras e há denúncias de desrespeito aos direitos humanos e à liberdade de expressão.

Leia também: Imprensa internacional repercute vitória de Bolsonaro e o compara a Trump

Por telefone, Pompeo também parabenizou Bolsonaro pela vitória nas eleições e reforçou o interesse em se aproximar do Brasil com respeito à democracia e visando o desenvolvimento econômico e a preservação dos direitos humanos. Bolsonaro se reúne com embaixadores na tarde desta quinta-feira. 

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!