Jair Bolsonaro ocupou cadeira na Câmara dos Deputados desde a década de 1990; Bolsonaro é eleito presidente
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Jair Bolsonaro ocupou cadeira na Câmara dos Deputados desde a década de 1990; Bolsonaro é eleito presidente

Jair Messias Bolsonaro (PSL), de 63 anos de idade, é o novo presidente da República Federativa do Brasil. O resultado foi confirmado às 19h18 pela Justiça Eleitoral após a apuração de 94,4% das urnas apontarem que o candidato obteve 55,5% dos votos válidos, contra 44,4% de seu adversário, o candidato Fernando Haddad (PT). Com 100% dos votos contabilizados, Bolsonaro ficou com 55,1% e Haddad, 44,8%.

Leia também: Quem é Jair Messias Bolsonaro, eleito o novo presidente do Brasil

Bolsonaro é eleito presidente com mais de 57,7 milhões de votos, contra 47 milhões de Haddad. Brancos e nulos somaram 9,5% na votação deste domingo, que teve ainda abstenção superior a 31,3 milhões de eleitores (21% do total habilitado a votar em todo o País).

"Meu muito obrigado pelo apoio, pela consideração, pelas orações e pela confiança. Vamos juntos mudar o destino do Brasil. Sabíamos para onde estávamos indo, e sabemos para onde queremos ir",  disse Bolsonaro em transmissão feita pelas redes sociais logo após a confirmação do resultado da votação. 

Já às 19h50, Bolsonaro se dirigiu à imprensa em sua casa, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, rodeado por aliados. O presidente eleito falou por poucos instantes, desejando "sabedoria" para governar e, em seguida, passou a palavra para o senador Magno Malta (PR), que fez uma oração.

Bolsonaro prometeu constituir um governo com pessoas que têm o "propósito de transformar o Brasil em uma grande, livre e próspera nação". "Nunca estive sozinho. Sempre senti a presença de Deus e a força do povo brasileiro. Faço de vocês minhas testemunhas de que esse governo será um defensor da Constituição, da democracia e da liberdade", afirmou.


Pelas redes sociais, o presidente Michel Temer (MDB) parabenizou seu sucessor pelo que chamou de "vitória histórica". "Terminada a eleição, é hora de todos, unidos, continuarmos a trabalhar pelo Brasil", declarou o emedebista.

O candidato do PSL, que tem como vice o General Antônio Hamilton Martins Mourão (PRTB), já havia sido o mais votado no primeiro turno, no último dia 7, quando obteve pouco mais de 46,8% dos votos válidos, contra 28% de Fernando Haddad.

O novo presidente deve viajar ainda hoje para Brasília . Isso porque, de acordo com a Constituição Federal, a segurança do presidente brasileiro é de responsabilidade do Gabinete de Segurança Instituicional (GSI) e, em sua casa no Rio de Janeiro, o candidato não estaria seguro.

A vitória do capitão da reserva do Exército encerra a sequência de quatro eleições seguidas vencidas pelo Partido dos Tralhadores e se dá após uma campanha marcada por  ataque a faca sofrido pelo candidato durante comício em Juiz de Fora (MG). O atentado levou Bolsonaro a ser submetido a duas cirurgias e a passar 23 dias internado. Suas condições de saúde o obrigaram a  deixar a agenda de eventos públicos e a concentrar sua campanha nas redes sociais.

Bolsonaro chega ao Palácio do Planalto após conquistar um eleitorado identificado com ideais de direita e conservadores. Sob o lema "Brasil acima de todos, Deus acima de tudo", o deputado federal apostou em discursos em defesa da família, da fé, e de combate à corrupção e à criminalidade para chegar à Presidência.

Leia também: Facada em Bolsonaro reforçou figura de "mito" e o ajudou a esconder falhas, avaliam especialistas

Quem é Jair Bolsonaro, eleito novo presidente do Brasil

Deputado desde a década de 1990, Jair Bolsonaro é eleito presidente com discurso conservador
Divulgação/Jair Bolsonaro
Deputado desde a década de 1990, Jair Bolsonaro é eleito presidente com discurso conservador

Nascido em 21 de março de 1955, na cidade de Glicério (SP), no interior de São Paulo, Bolsonaro construiu toda sua carreira política no Rio de Janeiro (RJ). Ele serviu ao Exército Brasileiro de 1977 a 1988 quando se aposentou como capitão para assumir o cargo de vereador pela capital fluminense, eleito, na época, pelo Partido Democrata Cristão (PDC).

Leia também: Quem é Michelle Bolsonaro, a nova primeira-dama do Brasil

Dois anos depois, nas eleições de 1990, o ex-militar foi eleito deputado federal pelo mesmo partido e desde então não saiu mais da Câmara dos Deputados, sendo eleito em mais quatro eleições consecutivas. Bolsonaro, portanto, tem 30 anos de vida pública, mas sempre ocupou cargos no legislativo, sendo as eleições 2018 a sua primeira para um cargo executivo.

Bolsonaro é eleito 38º presidente do Brasil, o oitavo eleito desde a redemocratização do País. Ele subirá a rampa do Palácio do Planalto em janeiro, quando tomará posse no lugar de Michel Temer (MDB) para dar início ao seu mandato, que vai até o dia 31 de dezembro de 2022.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!