Tamanho do texto

Apoiado por Bolsonaro, candidato do PSL obteve 71,09% dos votos e superou Gelson Merísio (PSD), que recebeu 28,91% dos votos no 2º turno

Apoiado por Bolsonaro, Comandante Moisés é eleito governador de Santa Catarina
Divulgação
Apoiado por Bolsonaro, Comandante Moisés é eleito governador de Santa Catarina

O Comandante Moisés foi eleito governador de Santa Catarina. O resultado foi confirmado pela Justiça Eleitoral após a apuração de 80% das urnas. Os números finais apontaram que o candidato filiado ao PSL, apoiado por Jair Bolsonaro, obteve 2.644.179 de votos (71,09% dos votos válidos) neste segundo turno.

Leia também: Eduardo Leite (PSDB) é eleito governador do Rio Grande do Sul, com 53% dos votos

Comandante Moisés é eleito governador ao superar Gelson Merísio (PSD), que obteve 28,91% da preferência do eleitorado do estado. Brancos e nulos somaram 11,73% na votação deste segundo turno.

No total, 4.213.519 eleitores participaram da votação em todo o estado neste domingo, número que equivale a 83,13% das mais de 5 milhões de pessoas que compõem o eleitorado de Santa Catarina.

Na votação do primeiro turno, no dia 7 deste mês, o Comandante Moisés havia ficado atrás de Gelson Merísio. O novo governador obteve 29,7% dos votos válidos (pouco mais de 1 milhão) naquela ocasião, enquanto o candidato do PSD recebeu 31,1% dos votos (1,1 milhão).

Leia também: Reinaldo Azambuja (PSDB) é reeleito governador do Mato Grosso do Sul

Os desafios para o Comandante Moisés, eleito governador de SC

Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina será casa do novo governador
Fotos Públicas
Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina será casa do novo governador

De acordo com as últimas pesquisas, os grandes desafios que o novo governador eleito de Santa Catarina vai enfrentar durante o mandato são saúde e educação.

Segundo o Ibope, 53% dos entrevistados pelo instituto disseram que o grande problema do Estado é a Saúde. Em segundo lugar, com 17%, vem a Educação. Considerando apenas o primeiro item escolhido pelo eleitor.

O top 10 fica completo com combate a corrupção, 7%; segurança pública, 6%; geração de empregos 4%. Depois são citados: agricultura (4%) e combate às drogas (2%). Com 1%, aparecem empatados a habitação, as estradas e rodovias, a assistência social, o saneamento básico, os impostos e taxas e o corte de custos do governo.

Leia também: João Doria (PSDB) é eleito o novo governador de São Paulo com 51,7% dos votos

Comandante Moisés, eleito governador em Santa Catarina, toma posse no dia 1º de 2019 e seu mandato vai até 31 de dezembro de 2022.