Tamanho do texto

Esta é a última pesquisa do instituto para o segundo turno da disputa pelo governo de Estado; disputa pelo governo do Estado deverá ser voto a voto

Ibope em São Paulo aponta empate técnico entre Márcio França e João Doria
Agência Brasil/Marcos Corrêa
Ibope em São Paulo aponta empate técnico entre Márcio França e João Doria

A última pesquisa Ibope em São Paulo para o segundo turno divulgada neste sábado (27) indica uma  reviravolta nas eleições para o governo do Estado. O atual governador, Márcio França (PSB), está empatado com o ex-prefeito da capital João Doria, do PSDB.

O tucano e o candidato do PSD tem 50% dos votos válidos cada, de acordo com o levantamento. Nesta última pesquisa Ibope em São Paulo , Doria e França estão tecnicamente empatados.

No cálculo de votos válidos, são excluídos os brancos, nulos e indecisos. E é essa a conta que a Justiça Eleitoral faz para divulgar o resultado das eleições. Nos votos totais, França assume a liderança com 43%. Doria tem 42%. No entanto, ambom continuam empatados tecnicamente levado em consideração a margem de erro de dois pontos percentuais. Brancos e nulos somam 10% e 5% não soube ou não quis responder. No primeiro turno,  João Doria  teve 31,7% dos votos válidos e França, 21,5%.

Leia também: Candidato ao governo de São Paulo, Márcio França está com pneumonia

Separando os resultados da pesquisa entre a capital e o interior a diferença entre os candidatos aumenta. O ex-prefeito que deixou o cargo para concorrer ao Palácio dos Bandeirantes perde de 63% a 37% na cidade de São Paulo  — a vantagem do França subiu quatro pontos em relação ao levantamento anterior. Na Região Metropolitana, França também ganha: 56% a 44%. Já no interior do Estado, Doria vence com 58% dos votos válidos, ante 42% do adversário.

O Ibope também mediu a rejeição aos candidatos ao governo de São Paulo e constatou que João Doria continua como o mais rejeitado, com 36% dos eleitores respondendo que não votariam nele de jeito nenhum – oscilação positiva de dois pontos porcentuais em relação à pesquisa anterior. Já em relação a Márcio França , o número passou de 27% para 25%. Na capital, a rejeição a Doria é de 52%, contra apenas 22% de França. 

Encomendada pela TV Globo e o jornal O Estado de S. Paulo, a pesquisa Ibope foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) sob o protocolo SP-02081/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-04466/2018.

Leia também: Esposa de Doria desabafa após vídeo atribuído ao tucano: "Atacam minha honra"

 A pesquisa Ibope em São Paulo ouviu 2.002 eleitores entre os dias 26 e 27 de outubro. O nível de confiança do levantamento é de 95%, ou seja, há uma probabilidade de 95% de os números retratarem a realidade, considerada a margem de erro.