Jair Bolsonaro e Fernando Haddad ainda lideram corrida eleitoral para a Presidência da República, segundo pesquisa Ibope
iG Arte/Divulgação/Ricardo Stuckert
Jair Bolsonaro e Fernando Haddad ainda lideram corrida eleitoral para a Presidência da República, segundo pesquisa Ibope

O Ibope divulgou, na noite deste sábado (6), a sua nona e última pesquisa eleitoral – antes do primeiro turno – sobre as eleições presidenciais de 2018. De acordo com a pesquisa Ibope, que teve os dados transmitidos pelo Jornal Nacional da Rede Globo , o candidato Jair Bolsonaro (PSL) continua liderando a corrida presidencial, com 36% das intenções de voto. 

Leia também: Bolsonaro chega a 40% dos votos válidos; Haddad, 25%; Ciro, 15%, aponta Datafolha

Em segundo, aparece o candidato Fernando Haddad (PT), com 22% das intenções de voto. Ainda segundo a pesquisa Ibope , o presidenciável Ciro Gomes continua em terceiro, com 11%. Em seguida, aparecem Geraldo Alckmin (PSDB), com 7%, e Marina Silva (Rede), com 3%.

Confira a simulação para o primeiro turno, segundo o Ibope, com todos os presidenciáveis:

Jair Bolsonaro (PSL): 36%
Fernando Haddad (PT): 22%
Ciro Gomes (PDT): 11%
Geraldo Alckmin (PSDB): 7%
Marina Silva (Rede): 3%
João Amoêdo (Novo): 2%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Cabo Daciolo (Patriota): 2%
Alvaro Dias (Podemos): 1%
Guilherme Boulos (Psol): 1%
Vera Lúcia (PSTU): 0%
João Goulart Filho (PPL): 0%
Eymael (DC): 0%
Brancos e nulos: 7%
Não sabem ou não responderam: 5%

Leia também: Pesquisa CNT/MDA aponta segundo turno entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad

A pesquisa divulgada neste sábado foi realizada hoje mesmo. No total, foram ouvidas 30 mil pessoas, em todo o País. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-07052/2018 e tem 95% de nível de confiança. Também é considerada uma margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo da conta os votos brancos ou nulos, Jair Bolsonaro aparece com 41%, enquanto Haddad aparece com 25%.

Já em um possível segundo turno entre os dois candidatos líderes nas pesquisas, segundo a última pesquisa do Ibope, Bolsonaro venceria com 45% dos votos contra 41% alcançados pelo petista. Porém, caso o candidato do PDT, Ciro Gomes, fosse para o segundo turno contra Bolsonaro, o pedetista venceria por 52% contra 48% do militar. 

Leia também: 'Tenho a firmeza do Bolsonaro, mas a humanidade que ele não tem', dispara Ciro

Considerando a margem de erro da pesquisa Ibope , porém, Bolsonaro e Haddad estão empatados no segundo turno, no limite da margem que erro. Assim como Ciro e Bolsonaro também podem ser considerados tecnicamente empatados. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!