O candidato à Presidência da República pela PDT, Ciro Gomes, que está em terceiro nas últimas pesquisas de intenções de voto, afirmou que o candidato do PSL, Jari Bolsonaro, líder nos levantamentos, está usando usando a raiva que parte do eleitorado tem contra o PT para alimentar o ódio na população. Ciro falou também sobre a 'firmeza do Bolsonaro'.
Leia também: Discussões mais duras e 'sombra' de Bolsonaro marcam o debate da Globo
"Tenho a firmeza que você pensa que o Bolsonaro tem, mas tenho a humanidade que ele não tem", declarou Ciro Gomes em um vídeo publicado neste sábado (6) em sua conta no Twitter. A respeito da tal ' firmeza do Bolsonaro' , o candidato do PDT afirmou ainda que o presidenciável do PSL não oferece o suficiente para construir um "pacto social".
De acordo com o pedetista, com uma nação alimentada pelo ódio "não se construirá o pacto social que o Brasil tanto precisa". "Sou um caminho novo, tenho uma sensibilidade social para cuidar de todos pois sou uma pessoa que cultiva os valores da democracia. Pratiquei a vida inteira esse valores humanos", afirmou.
A declaração de Ciro vem na reta final das campanhas presidenciáveis, a fim do candidato angariar o seu lugar no segundo turno das eleições 2018 . Sua campanha vem sendo pautada numa tentativa de conter a polarização entre os eleitores de extrema direita, que apoiam o ex-capitão, e os de esquerda que são favoráveis ao PT.
Leia também: Ciro Gomes diz que atos contra Bolsonaro foram "grosseiro erro"; Boulos rebate
"Chega de ódio. Tenho a firmeza e a sensibilidade social que o Brasil precisa para atravessar esse momento", ressaltou Ciro , neste sábado.
'Firmeza do Bolsonaro' x discurso social do PT
Hoje, as pesquisas apontam Bolsonaro em primeiro e o candidato petista Fernando Haddad em segundo. No segundo turno entre esses dois candidatos, porém, espera-se que a disputa seja acirrada, pois as previsões são de empate técnico.
No entanto, caso Ciro Gomes ele passe a figurar entre os dois primeiros colocados, há uma expectativa de maior folga no segundo turno, com o pedetista ganhando em ambos os cenários – tanto contra Bolsonaro, quanto contra Haddad.
Dada essa previsão, nos últimos dias, uma chamada ' onda Ciro ' tem se formado nas redes sociais, com eleitores defendendo a sua candidatura, até mesmo sob o argumento de voto útil. Os dados são da pesquisa da Diretoria de Análise das Políticas Públicas (DAPP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Leia também: Ciro Gomes aposta em renegar o PT como estratégia para ir ao segundo turno
Segundo a pesquisa, o pedetista foi o presidenciável que mais registrou crescimento na web na última semana, ultrapassando Haddad nas menções do Twitter e no Facebook. Hoje, por exemplo, dia em que Ciro falou sobre a ' firmeza de Bolsonaro ', o nome de Ciro está figurando com o primeiro nos Trending Topics do Twitter, com o termo 'ViraViraCiro'.