Tamanho do texto

Em simulação de 2º turno entre Bolsonaro e Haddad, instituto aponta que candidato do PSL teria 45% das intenções de voto, contra 43% do petista

Pesquisa Datafolha divulgada na noite deste sábado (6) mostra os candidatos Fernando Haddad e Jair Bolsonaro  empatados no segundo turno
iG Arte/Agência Brasil
Pesquisa Datafolha divulgada na noite deste sábado (6) mostra os candidatos Fernando Haddad e Jair Bolsonaro empatados no segundo turno

Assim como o Ibope , o Instituto Datafolha divulgou, na noite deste sábado (6), a sua última pesquisa de intenções de voto para as eleições que decidirão o novo presidente do País, antes do primeiro turno do pleito, que acontece neste domingo (7). De acordo com a pesquisa Datafolha, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) conquistou 40% das intenções de voto, entre votos válidos, figurando como líder absoluto na corrida presidencial.

Segundo a pesquisa Datafolha , o deputado federal é seguido pelo candidato do PT, o ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad. O petista alcançou 25% das intenções de voto, nos votos válidos, nessa pesquisa divulgada na véspera das eleições. Os votos válidos são aqueles que excluem da conta os brancos ou nulos. 

Assim como nas pesquisas anteriores, Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar, agora com 15%. Geraldo Alckmin (PSDB) soma 8%, e Marina Silva (Rede) tem apenas 3%, mesmo percentual alcançado pelo candidato João Amoêdo (Novo).

Leia também: Discussões mais duras e 'sombra' de Bolsonaro marcam o debate da Globo

Confira a simulação de votos válidos para o primeiro turno:

Jair Bolsonaro (PSL): 40%
Fernando Haddad (PT): 25%
Ciro Gomes (PDT): 15%
Geraldo Alckmin (PSDB): 8%
Marina Silva (Rede): 3%
João Amoêdo (Novo): 3%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Alvaro Dias (Podemos): 2%
Cabo Daciolo (Patriota): 1%
Guilherme Boulos (PSol): 1%
Vera Lúcia (PSTU): 0%
João Goulart Filho (PPL): 0%
Eymael (DC): 0%
Brancos e nulos: %
Não sabem ou não responderam: %

Esse levantamento do Datafolha foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01584/2018. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pelo jornal Folha de S.Paulo e TV Globo , e contou entrevistas a 19.536 eleitores de 382 municípios, feitas entre hoje e esta sexta-feira (5).

Considerando todos os votos, Bolsonaro tem 36%, seguido por Haddad 22%, Ciro Gomes 13%, Geraldo Alckmin 7%, Marina Silva 3% e Amoêdo 3%.

Numa simulação de um possível segundo turno, Bolsonaro e Haddad aparecem empatados tecnicamente. Bolsonaro registra 45% das intenções de voto num confronto direto contra Haddad, que conquista 43% do eleitorado pesquisado.

Em um cenário em que Ciro Gomes aparece no segundo turno contra o candidato militar da reserva, Jair Bolsonaro perderia para o pedetista, no limite da margem de erro, sendo que Ciro teria 47%, contra 43% do candidato do PSL.

Leia também: Pesquisa CNT/MDA aponta segundo turno entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad

Tecnicamente, a pesquisa Datafolha considera que essa distância de quatro pontos percentuais entre as intenções de voto caracteriza um empate técnico, logo, não é possível aferir com certeza que Ciro seria eleito.