Líder de comunidade criminosa virtual é apreendido no Recife
Polícia Civil de São Paulo/Reprodução
Líder de comunidade criminosa virtual é apreendido no Recife


Um adolescente de 17 anos, apontado como líder de uma comunidade virtual que propagava crimes como estupro virtual, automutilação, pornografia infantil, injúria, homofobia e terrorismo, foi apreendido pela nesta quarta-feira (04) em Recife.

A ação foi resultado de uma extensa investigação do Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad) de São Paulo, com apoio da Polícia Civil de Pernambuco.

Conforme as investigações, o jovem teria feito mais de 200 vítimas e usava principalmente a inserção de dados falsos em sistemas de instituições para ameaçá-las.

Esta não é a primeira vez que o adolescente é detido por tais atividades. Ele havia sido apreendido em novembro de 2024 durante a primeira fase da Operação Nix , também deflagrada pelo Noad.

Após permanecer internado por 45 dias, ele retomou os mesmos crimes ao ser liberado.

Em uma conversa interceptada pelos policiais civis "observadores digitais" do Noad, o infrator chegou a zombar da Justiça brasileira, comemorando sua soltura.


Investigação

A delegada de Polícia,  Lisandréa Salvariego , coordenadora do Noad, explicou o processo

“Nós fizemos toda a investigação aqui, conseguimos colher as provas, apresentamos ao Poder Judiciário e a Polícia Civil do Pernambuco nos ajudou a executar a apreensão”.

Entre as infrações pelas quais o adolescente responde estão intimidação sistemática virtual (cyberbullying), pedofilia (por oferecer e disponibilizar pornografia infantil), aliciamento, assédio ou instigação de crianças e adolescentes, induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio ou automutilação, estupro virtual, racismo, violência psicológica contra a mulher e invasão de dispositivo informático.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes