Comunidade do Elba, um das maiores de São Paulo, é um local onde os criminiosos se esconde por ruas e vielas que cortam a região. Para a Polícia ter sucesso ali, a ação tem que ser precisa, como as do Canil da PM.

Leia também: COE resgata três turistas que se perderam em trilha na Serra do Mar, em SP

Drogas, dinheiro e arma encontradas pelo Canil da PM
divulgação/canil da PM
Drogas, dinheiro e arma encontradas pelo Canil da PM

A operação era de combate ao tráfico organizado e foi organizada pela Força Tática do 19º.  "Os Policiais da área solicitaram nosso apoio para ação. Nós estávamos em 4 viaturas e 12 PMs, chegamos lá por volta das 17h e em minutos já mostramos resultado", diz o Tenente Sampaio do Canil da PM

Assim que os PMs do Canil desembarcaram das viatuaras, eles começaram a fazer a conduta de patrulha para encontrar possíveis pontos onde o tráfico guardava seu material. "A cadela Doris desceu e já foi direto para uma lixeira que tinha na rua, foi muito rápido, uma coisa que seria difícil de um Policial achar, mas para o cão é muito rápido. Dentro dessa lixeira, tinha droga, um revólver e dinheiro do crime", conta o Tenente.

Logo que encontraram o material do tráfico, os PMs ainda fizeram uma incursão pelas vielas da Elba para tentar encontrar novos pontos de armazenagem de drogas. "Fizemos nossa varredura no local, mas infelizmente não achamos mais nada e resolvemos encerrar por ali", afirma o Tenente Sampaio.

Leia também: Entenda como o Comando de Choque da PM atuou na greve dos caminhoneiros

De acordo com o Policial, as drogas, arma e dinheiro foram levados para o DP pela Força Tática, ninguém foi preso na ocasião. "Cheguei a ver alguns suspeitos correndo, mas de longe. O tráfico tem um esquema forte de olheiros para evitar criminosos presos. Em geral, eles usam rádios e até WhatsApp, o que facilita a fuga, mas onde tiver droga o cão acaba indicando", finaliza o Tenente Sampaio.

Quais são as raças de cães que a PM usa?

Policial do Canil da PM e seu parceiro conduzindo uma busca em um ônibus
Major PM Luis Augusto Pacheco Ambar
Policial do Canil da PM e seu parceiro conduzindo uma busca em um ônibus

São seis raças: Pastor Alemão, Pastor Holandês, Pastor Belga Malinois, Rottweiler, Bloodhound e Labrador. As missões de cada raça são divididas de acordo com suas habilidades específicas, como: faro, resistência, inteligência, agressividade, etc...

Leia também: Canil da PM faz grande apreensão de drogas em apenas um minuto na zona sul de SP

Um Labrador, por exemplo, não é indicado para fazer policiamento ostensivo, porque geralmente não possui a agressividade necessária. Normalmente, o Labrador é usado para farejar entorpecentes e explosivos. Já o Pastor Belga Malinois é utilizado pelo  Canil da PM  para policiamento e também faro. O Bloodhound tem aptidão para busca de pessoas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!