Policiais altamente treinados para evitar distúrbios em grandes aglomerações de pessoas. O trabalho dos PMs do Batalhão de Choque é complicado, mas desenvolvido com excelência por esses atletas de farda. Nessa terça-feira (28), a ação foi rápida e evitou uma tragédia dentro do Estádio do Pacaembu, um dos símbolos da capital de São Paulo.

Leia também: Comandos e Operações Especiais - Conheça a tropa de elite da Polícia Militar/SP

Batalhão de Choque evitou a invasão do gramado durante o jogo do Santos pela Libertadores
Reprodução/ TV
Batalhão de Choque evitou a invasão do gramado durante o jogo do Santos pela Libertadores

Mesmo antes da partida entre Santos e Independiente (ARG) começar, o cenário já era tenso. O time da baixada havia sido punido pela Conmebol e torcida e jogadores estavam inquietos com a situação. Em um planejamento prévio, o Batalhão de Choque desenha todas as possibilidades e aumentou seu efetivo para esse duelo para dar segurança aos torcedores.

"A gente faz um reunião preparatória antes de qualquer evento. Chamamos todos os envolvidos e avaliamos tudo o que pode ocorrer. Como sabíamos dessa notícia da punição do Santos, nós colocamos 210 homens para garantir a segurança. Eram PMs do Segundo Batalhão de Choque, ROCAM e da Cavalaria. Reforçamos o nosso pessoal para evitar conflitos", afirma o Major Ricardo Xavier.

Leia também: ROTA dá recado duro: Em São Paulo o crime organizado sempre vai perder

Com todo o plano desenhado pela PM , as coisas funcionaram dentro da normalidade até aos 35 minutos do segundo tempo de jogo. Porém, o Santos estava sendo eliminado e a torcida ficou inflamada contra as confusões da organização da Copa Libertadores.

"Um grupo de torcedores que estava na Praça Charles Miller tentou invadir o estádio, mas o nosso efetivo do Segundo de Choque com o veículo blindado lançador de água e Cavalaria que estava do lado de fora conseguiu evitar a invasão. Ao mesmo tempo, a organizada que estava na arquibancada começou a jogar objetos, sinalizadores e bombas dentro do gramado. Os torcedores começaram a descer para invadir o campo de jogo", conta o Major.

A tentativa de invasão do gramado foi o ponto mais crítico. "Um grupo de mais de 50 torcedores queria forçar o portão para invadir e sete PMs fizeram a contenção inicial, na sequência chegou o apoio. Nossa planejamento foi eficiente, a mobilidade foi muito rápida e conseguiu impedir uma invasão generalizada, onde poderia acontecer uma tragédia", continua o Major.

Torcedores do Santos quebraram mais de 60 cadeiras durante confronto com o Batalhão de Choque
Reprodução
Torcedores do Santos quebraram mais de 60 cadeiras durante confronto com o Batalhão de Choque

Em pontos isolados, o Policial afirma que quatro pessoas conseguiram pular para o gramado. "Os Policiais que ficam dentro do campo são altamente treinados, verdadeiros atletas e muito rápidos. Eles ficam de chuteira e agasalho e conseguem dominar os invasores fazendo uso de técnicas de artes marciais que garantem a segurança de todos, tanto do PM quanto do invasor", afirma o Major Ricardo Xavier.

Leia também: Chefe do tráfico em São Paulo acorda com 'visita surpresa' do Canil da PM

Se por um lado a ação da PM foi pontual e assertiva, técnico e jogadores do Santos agiram de maneira espantosa e até mesmo perigosa. "Em situações como essas, os nossos homens não podem recuar e foi isso que fizemos. Mas do lado dos santistas, o treinador e os atletas tentavam liberar um dos detidos. Eles possuem uma influência muito grande com a torcida e essa ação de soltar o invasor pode inflamar ainda mais os ânimos e causar uma coisa que fique sem controle. Foi complicado até porque o Cuca avançou contra um dos nossos Policiais agarrando pelo pescoço, um Policial que tinah detido um invasor, mas que naquele momento estava sozinho", diz o Major Ricardo Xavier.

O Policial garante que durante as reuniões preparatórias, esse tipo de conduta é condenada e que existe o pedido para que as delegações dos times evitem essa atitude que pode exaltar a multidão. O técnico do Santos diz que queria proteger o torcedor, mas o Policial usa apenas a força necessária, sem apresentar riscos para o invasor.

Diante do cenário, o árbitro resolveu encerrar a partida antes do final. O resultado acabou sendo 0 x 0 e Santos eliminado. Na arquibancada foram 4 detidos por invasão e outro detido durante a entrada para o duelo por desacato.

Leia também: Policial feminina da Cavalaria da PM olha na cara de criminosos e eles tremem

De acordo com o Major, muitas pessoas perguntam sobre como as bombas e sinalizadores entram nos estádios e ele esclarece: "A nossa revista é de prevenção. Não podemos fazer uma busca minuciosa, pedir para que tirem o tênis, meia e outras coisas. Isso iria demorar e acabar causando uma grande aglomeração na entrada do jogo. Algumas vezes, funcionários de clubes ajudam nessa entrada do material. A Polícia se esforça ao máximo, mas infelizmente alguma coisa passa. Mas, o grande problema não é a revista e sim o comportamento do torcedor que insiste em continuar com essa prática", finaliza o Major Ricardo Xavier, Comandante Interino do 2º Batalhão de Choque.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!