São 23 anos na Polícia Militar desempenhando as mais variadas funções. Batalhões de Área, Policiamento Ambiental e patrulhas em viatura até chegar à um dos Batalhões de Choque de São Paulo, a Cavalaria da PM. A história da Cabo Valéria se mistura facilmente com uma das mais importantes instituições do País.

Cabo Valéria e sua equipe da Cavalaria da Polícia Militar
Divulgação/Cavalaria da PM
Cabo Valéria e sua equipe da Cavalaria da Polícia Militar

"Passei por muitas divisões e depois disso tudo quis conhecer o Regimento de Polícia Montada 9 de Julho. É uma Polícia diferente, com os cavalos fica tudo novo. Com os animais, a gente aprende a fazer a melhor abordagem possível", diz a Policial.

Leia também: Com novo fardamento, Polícia Militar Ambiental celebra 2017 histórico

Em um bate bapo com a reportagem do Portal iG no final desta tarde de terça-feira (6), a Cabo da Cavalaria da PM revelou que não existe diferença entre o trabalho de homens e mulheres dentro da corporação. "Nunca vi discriminação. Da parte dos criminosos também existe o respeito. Vai muito do jeito que a gente se coloca e comunica com o preso. Se souber ser forte, não há problemas,, eles nos respeitam assim como respeitam os homens", diz a Cabo Valéria.

undefined
Divulgação

Drogas apreendidas pele Cavalaria da PM

E foi mostrando a força da mulher da Polícia Militar que a Cabo Valéria junto com a equipe formada pelo Sargento Figueiredo, Cabo Sergio e Soldado Quintanilha aplicou mais um golpe nos criminosos que movimentam o tráfico de drogas na região do Brás.

"A gente estava em quatro cavalos na região central. Ali a aglomeração de pessoas é muito grande, muita gente se dirigia no sentido do metrô. Mas quando Policial olha na cara de quem não presta, eles se afobam. Um homem saiu correndo e conseguiu se misturar no meio da multidão, mas deixou para trás todo o material ilícito que levava com ele", aponta a Cabo.

Dentro da sacola preta do criminoso foram encontrados: 105 pinos de cocaína, 77 pedras de crack, 14 tabletes de maconha e mais R$ 1,116.50. Todo esse montante foi encaminhado para o 12º Distrito Policial.

"Quis salvar vidas", lembra herói do COE que saltou no edifício Joelma em chamas

Conheça a Cavalaria da PM

O Regimento de Polícia Montada “9 de Julho” é uma unidade da Polícia Militar do Estado de São Paulo, subordinada ao Comando de Policiamento de Choque. A Cavalaria é uma das mais tradicionais unidades históricas da PM, criada em 1892.

Atualmente, possui 505 policiais militares e 437 cavalos distribuídos em todo território do Estado de São Paulo. O Regimento, subordinado a uma Unidade do Choque, tem como principal missão o policiamento e atuação em grandes aglomerações de pessoas, como jogos de futebol, shows, manifestações e encontros culturais.

Batalhão de Choque - Polícia Militar do Estado de São Paulo
Major PM Luis Augusto Pacheco Ambar
Batalhão de Choque - Polícia Militar do Estado de São Paulo

Leia também: Recado da ROTA para o crime e seus críticos: 1.102 kg de drogas apreendidas

Somente em 2017, o Regimento esteve presente em mais de 110 jogos de futebol, em mais de 20 grandes shows em SP, 12 operações com milhares de espectadores como: Fórmula 1, Virada Cultura, Lollapalooza e Operação Carnaval.

Subsidiariamente, o Regimento é empregado no policiamento ostensivo preventivo, somando mais de 14 operações Policiais realizadas, e mais de 1550 policiamentos em apoio a outras unidades da PM, inclusive fora da cidade de São Paulo, como por exemplo, Operação Inverno em Campos do Jordão.

Até mês de novembro de 2017, os policiais do Regimento prenderam mais de 212 pessoas, sendo 150 em flagrante delito e 62 pessoas procuradas pela justiça recapturadas. Foram mais de 13 mil abordagem realizadas, e 5 armas de fogo apreendidas.  Além de todos os resultados operacionais, o Policial da Cavalaria da PM ainda tem muita atenção voltada aos cuidados dos cavalos, que são sempre cuidados com muito zelo e respeito.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!