Um asteroide iluminou o céu da remota região de Yakutia , no extremo leste da Rússia , no início da noite desta terça-feira (3), pelo horário de Brasília, e madrugada russa, no horário local. O objeto gerou uma bola de fogo antes de provavelmente se desintegrar na atmosfera, conforme relataram autoridades e cientistas.
O Ministério de Emergências de Yakutia informou que todos os órgãos oficiais foram colocados em alerta à medida que o asteroide se aproximava, mas não houve relatos de danos após a sua queda.
"Moradores dos distritos de Olekminsk e Lensk puderam observar à noite uma cauda semelhante a um cometa e um clarão", disseram as autoridades locais.
A Agência Espacial Europeia informou, por meio de sua conta no X (antigo Twitter), que o asteroide tinha cerca de 70 cm de diâmetro e foi avistado cerca de 12 horas antes de sua aparição no céu. A agência ainda destacou que o objeto entrou na atmosfera às 1h15, horário local (13h15 de Brasília).
"Graças às observações de astrônomos ao redor do mundo, nosso sistema de alerta foi capaz de prever esse impacto com uma precisão de mais ou menos dez segundos", afirmou a ESA.
O astrônomo Alan Fitzsimmons, da Queen’s University em Belfast, citado pela revista New Scientist, afirmou antes da ocorrência da bola de fogo que, embora o asteroide fosse "pequeno", ele seria "bastante espetacular" e visível por centenas de quilômetros.
Vídeo