O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, desembarcou na manhã desta quinta-feira (19) em Israel para se encontrar com o premiê israelense Benjamin Netanyahu e o presidente, Isaac Herzog.
"Acima de tudo, estou aqui para expressar minha solidariedade ao povo israelense. Vocês sofreram um ato de terrorismo indescritível e horrível, e quero que saibam que o Reino Unido e eu estamos com vocês", declarou Sunak após pousar em território israelense.
Sunak deve pedir ainda a abertura de um corredor humanitário, libertação de reféns e tentar um acordo para retirar os britânicos que estão na região do conflito.
“O Reino Unido está trabalhando para garantir que o terrorismo do Hamas não seja um catalisador para uma nova escalada. Todos os esforços devem ser feitos para evitar novas perdas de vidas inocentes”, disse o premiê britânico nas redes sociais.
Sunak já se encontrou com Herzog, e afirmou que ambos concordam com "a importância de obter apoio humanitário urgente aos palestinianos comuns em Gaza que também sofrem".
Após o ataque que matou mais de 400 pessoas em um hospital na região de Gaza na terça-feira (17), Sunak afirmou que o "momento é divisor de águas" e pede para que autoridades se esforcem para evitar “uma nova escalada perigosa do conflito”.