O sexto avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para a repatriação de brasileiros na zona de guerra no Oriente Médio pousou no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, às 3h desta quinta-feira (19). Na aeronave, vieram 219 brasileiros, incluindo seis bebês.
No total, 1.135 pessoas e 24 animais já foram resgatados de Israel diante do conflito iniciado no último dia 7, após ataque surpresa do grupo extremista islâmico Hamas, segundo o Itamaraty. Em uma primeira fase da Operação Voltando em Paz, seis voos da FAB foram direcionados para o resgate dos brasileiros que estavam na região.
O avião
decolou pouco depois das 12h30 do Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv.
Outras cinco aeronaves já voltaram ao Brasil:
- 11/10 - Primeira aeronave pousa em Brasília com 211 passageiros
- 12/10 - Segunda aeronave pousa no Rio de Janeiro com 214 passageiros e 4 pets
- 13/10 - Terceira aeronave pousa em Recife e Guarulhos com 69 passageiros
- 14/10 - Quarta aeronave pousa no Rio de Janeiro com 207 passageiros e 4 pets
- 15/10 - Quinta aeronave pousa no Rio de Janeiro com 215 passageiros e 16 pets
- 19/10 - Sexta aeronave pousa no Rio de Janeiro com 219 passageiros
Os voos da FAB que têm o objetivo de repatriar os brasileiros são acompanhados por uma equipe de médicos, psicólogos e enfermeiros para fazer os atendimentos desses passageiros, caso seja necessário.
De acordo com declaração do ministro da Defesa, José Múcio, nessa quarta (18), cerca de 150 brasileiros aguardam repatriação em Israel e na Faixa de Gaza. Inicialmente, o Brasil havia recebido mais de 2,7 mil pedidos de brasileiros que queriam ser repatriados.
"De repente, não sei se o problema em Tel Aviv diminuiu, porque muitos desistiram. Acho que alguns fizeram duplo registro. Sei que nós temos hoje um saldo de 150 [brasileiros aguardando repatriação], contando com esses 30 que nós desejamos muito que sejam liberados lá da Faixa de Gaza", disse Múcio.