Brasileiros embarcaram em voo da FAB
FAB
Brasileiros embarcaram em voo da FAB

A segunda aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), usada para a repatriação de brasileiros decolou de Tel Aviv, Israel, às 12h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (11).  O avião tinha chegado mais cedo à cidade.

214 brasileiros resgatados durante a  guerra entre Israel e o grupo palestino Hamas estão a bordo do avião. Este é o primeiro voo de repatriação que transporta também animais: um cachorro e três gatos.

O voo tem duração prevista de 14 horas, com previsão de chegada à Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), às 03 horas (horário de Brasília) desta quinta-feira (12). 

Mais dois aviões buscam brasileiros

Nesta quarta, mais duas aeronaves da FAB seguem para Israel, totalizando quatro aviões enviados para buscar brasileiros.

Uma das aeronaves é do modelo KC-390 Millennium (Embraer) e já pousou na manhã desta quarta-feira em Roma, na Itália, onde aguarda para ir para Israel.  A outra é um KC-30, que decola de Brasília às 17 horas desta quarta, com destino também a Roma.

O primeiro voo de repatriação de brasileiros conduzido pela FAB  pousou em Brasília nesta manhã, trazendo os primeiros 211 repatriados da guerra.

Neste primeiro voo, estavam turistas, empresários, escritores, pastores, produtores de vídeo e aposentados que estavam em várias regiões de Israel. "Saímos de Tel Aviv debaixo de mísseis e chegamos ao Brasil com aplausos. A nossa esperança é olhar para o céu e saber que não cairão bombas", disse o escritor e empresário brasiliense Fabrício Ramon Lopes, em entrevista à equipe do governo federal.

A embaixada brasileira em Tel Aviv continua recebendo registros de brasileiros que solicitam a repatriação. Com o alto número (mais de 2,5 mil até o momento), o governo está priorizando residentes no Brasil que não têm passagem de volta. Segundo o Itamaraty, é possível repatriar cerca de 900 pessoas a cada cinco dias.

"O presidente Lula tem orientado para que não fique nenhum brasileiro, que todos que queiram voltar, que nós possamos apresentar condições", disse o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!