Novos atrasos são esperados devido ao acúmulo de voos que foram interrompidos após falhas técnicas no sistema de controle aéreo nos Estados Unidos , de acordo com a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês).
Embora as atividades estejam sendo retomadas aos poucos , alguns aeroportos, como os de Chicago, ainda registram problemas no sistema que alerta os pilotos sobre possíveis perigos nas rotas de voo .
De acordo com a FAA, os aviões voltariam a decolar novamente a partir das 14h do horário de Greenwich (11h no horário de Brasília), mas ainda com longas esperas.
Aeroportos de todo o país foram afetados. Na manhã de hoje, mais de 5.800 voos dentro e fora dos EUA foram adiados, e mais de 800, cancelados .
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden , foi informado sobre o ocorrido e a Casa Branca declarou que, neste momento, não há evidências de que tenha havido um ataque cibernético. As causas ainda estão sendo investigadas.
O presidente da FAA disse à imprensa que as autoridades "esperam [que] em algumas horas tenham uma boa noção do que causou isso e responderemos na hora".
Nas redes sociais, o secretário de imprensa da Casa Branca afirmou que Biden pediu uma "investigação completa" do caso.
As principais companhias aéreas do país informaram que estão monitorando a situação de perto. A American Airlines disse estar trabalhando com a FAA para minimizar danos aos clientes.
A United Airlines afirmou que não vai cobrar taxas de alteração de voos ou qualquer diferença de tarifa para os passageiros que reagendarem suas viagens até a próxima segunda-feira (16).
Já a Delta, informou que estava trabalhando com a FAA e fornecerá atualizações o mais rápido possível.
Os atrasos também afetaram passageiros que tentam embarcar com destino aos Estados Unidos, como os que estão na França e Reino Unido — onde também foram registradas filas de espera nos aeroportos.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.