Dentre as vítimas está um bebê de cerca de um ano
AP
Dentre as vítimas está um bebê de cerca de um ano

Três pessoas foram encontradas afogadas na costa de Lampedusa, após um naufrágio. As autoridades recuperaram o corpo de uma mulher, um homem adulto e um bebê de cerca de um ano. A ilha é conhecida por ser um dos principais caminhos para refugiados que migram para a União Europeia.

De acordo com as informações divulgadas, o incidente ocorreu a cerca de 61 quilômetros da orla da ilha. Os corpos do homem e da criança foram os primeiros a serem encontrados nesta sexta-feira (06) pela Guarda Costeira. O corpo da mulher foi posteriormente visto a deriva por dois barcos de pesca tunisianos.

As autoridades já regataram cerca de 30 pessoas com vida. Dentre elas está um recém-nascido que teve que ser reanimado. O Ministério Público está investigando o caso.


O prefeito da cidade, Filippo Mannino, cobrou maiores responsabilidades do país quanto a situação da ilha, cobrando o ministro do Interior, Matteo Piantedosi, compareça à cidade. "Estamos em uma guerra que muitos ignoram ou fingem ignorar. É necessária uma lei especial para Lampedusa para ajudar concretamente a administrar esse fenômeno".

A ilha possui um centro de acolhimento de migrantes forçados, que possui cerca de 390 vagas. Entretanto, atualmente abriga mais de 1,3 mil pessoas.

Apenas em 2022, o país recebeu cerca de 105 mil migrantes internacionais através do Mar Mediterrâneo. Segundo o Ministério do Interior, isso condiz com um crescimento de mais de 50% na comparação com 2021.

As perspectivas de 2023 é que este número tenda a aumentar. Apenas nos seis primeiros dias do ano, cerca de 2,6 mil migrantes chegaram ao país, sendo um número seis vezes maior que o mesmo período em 2022.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!