O Ministério da Defesa alemão informou nesta segunda-feira (19) que o exército alemão fornecerá à Ucrânia outro quatro tanques Panzer obus 2000 juntamente com um pacote com munição adicional para intensificar a resistência do país a invasão russa.
No comunicado, o ministério disse que o envio ocorrerá imediatamente após a realização de uma reunião que discutiu com os representantes da indústria de armamentos a entrada antecipada de munições reformadas do exército.
Tanque é armamento importante na guerra da Ucrânia
O Panzerhaubitze 2000 é um tanque de guerra do tipo obuseiro auto-propulsado de 155mm. O armamento é desenvolvido para o Exército Alemão pelas empresas Krauss-Maffei Wegmann (KMW) e Rheinmetall.
O PzH 2000 é um dos mais poderosos e sofisticados sistemas de artilharia atualmente em operação. Pode disparar entre 10 e 13 tiros por minuto com seu remuniciamento automatizado.
Tensão entre Alemanha e Rússia
O anúncio de envio dos tanques acontece após a Alemanha retomar o controle de refinarias russas com sede no país. O governo alemão assumiu o controle das operações da petrolífera russa Rosneft nas suas subsidiárias alemãs.
As subsidiárias alemãs da Rosneft respondem por cerca de 12% da capacidade de refino de petróleo no país, disse o Ministério da Economia em comunicado na última exta-feira (16).
Na última semana, o ex-presidente da Rússia Dmitri Medvedev havia acusado a Alemanha de travar uma "guerra híbrida" contra a Rússia, justificando o corte do fornecimento russo de gás a Berlim por seu comportamento "hostil" após a invasão da Ucrânia por Moscou.
As declarações foram feitas em um momento em que as relações entre Alemanha e Rússia, já tensas pelo conflito na Ucrânia, ficaram ainda mais complicadas depois que Moscou cortou o fornecimento de gás para Berlim através do gasoduto Nord Stream.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.