Mariupol está cada vez mais controlada por tropas russas
Reprodução/Ansa - 18.04.2022
Mariupol está cada vez mais controlada por tropas russas

A Rússia está preparando uma parada militar na cidade ucraniana de Mariupol, sitiada há semanas e quase toda destruída , para o dia 9 de maio, data de celebração da vitória da União Soviiética sobre a Alemanha nazista, disseram fontes dos serviços de inteligência ucranianos nesta quarta-feira.

Segundo essas fontes, o vice-diretor da administração presidencial russa, Sergueï Kirienko, chegou a Mariupol para se preparar para este desfile. "A principal missão do responsável por Putin é preparar as comemorações do 9 de maio", explicou um comunicado da inteigência ucraniana.

Mariupol, uma cidade portuária, "se tornará um centro de celebrações", disse o comunicado. “As principais avenidas da cidade estão sendo limpas com urgência, os escombros e os cadáveres são removidos, assim como as munições que não explodiram”, acrescenta o texto.

Sobreviventes que fugiram de Mariupol para Zaporíjia, a noroeste, disseram que a cidade está sendo limpa. Segundo relatos, a cidade está repleta de corpos pútridos abandonados e de covas rasas.

De acordo com o informe ucraniano, "uma campanha de propaganda em larga escala está em andamento" entre a população da cidade, cuja população  agora está calculada entre 100 mil e 120 mil pessoas,em comparação a cerca de 400 mil antes da guerra.

Há muita especulação sobre o que acontecerá em 9 de maio. Há até duas semanas atrás, serviços de inteligência ocidentais diziam que a Rússia pretendia decretar vitória neste dia. A campanha militar claudicante, com conquistas restritas, no entanto, tornou este objetivo muito improvável.

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, respondendo a uma pergunta sobre os preparativos para 9 de maio, não mencionou a possibilidade de um desfile em Mariupol.

"Este ano, desfiles militares serão realizados em 28 cidades russas" disse ele, detalhando que "cerca de 65 mil pessoas, cerca de 2.400 tipos de armas e equipamentos militares e mais de 460 aeronaves serão mobilizadas".

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov,  também rejeitou as especulações de que o presidente Vladimir Putin planejava declarar guerra à Ucrânia e declarar uma mobilização nacional em 9 de maio.

"Não há chance disso. É um absurdo" afirmou a repórteres.

Até agora, Putin caracterizou as ações da Rússia na Ucrânia como uma "operação militar especial", e não uma guerra. Mas políticos ocidentais e alguns observadores da Rússia especularam que ele poderia estar se preparando para um grande anúncio na próxima segunda-feira.

Se a Rússia decretar oficialmente guerra, isto implicará uma mobilização nacional maior. Para justificá-la politicamente, no entanto, será necessário também aumentar os objetivos políticos da campanha, e, neste caso,  a derrubada do governo ucraniano provavelmente se tornará uma meta de Moscou, em oposição a somente o Leste, como a campanha atual parece indicar.

Mariupol está praticamente sob o controle do Exército russo. Apenas o grande complexo industrial de Azovstal, uma usina siderúrgica cuja área supera a de muitas cidades e onde os últimos combatentes e civis ucranianos estão entrincheirados, escapa do domínio militar de Moscou.

Na terça-feira, um comandante ucraniano do Batalhão Azov, antiga milícia de ideologia neonazista que agora integra as forças de defesa ucranianas e atua na defesa da siderúrgica, disse que tropas russas lançaram “um poderoso ataque” ataque à planta industrial com tanques e infantaria, uma informação negada por Moscou na quarta-feira.

Peskov disse que as tropas russas nos arredores da usina apenas agiram para "cortar rapidamente as tentativas" de dois combatentes ucranianos de entrar em "posições de tiro".

Já o Ministério da Defesa russo relatou ataques aéreos e de artilharia para "destruir posições de tiro ucranianas".

O Dia da Vitória de 9 de maio é um dos eventos nacionais mais importantes da Rússia — uma lembrança do enorme sacrifício soviético feito para derrotar a Alemanha nazista, no que é conhecido na Rússia como a Grande Guerra Patriótica.

Estima-se que 27 milhões de cidadãos soviéticos morreram na guerra entre 1941 e 1945, que deixou a União Soviética devastada e quase todas as famílias soviéticas de luto.

Putin usou discursos anteriores do Dia da Vitória para exibir o poder de fogo das forças armadas pós-soviéticas da Rússia.

A invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro matou milhares de pessoas, deslocou outros milhões e aumentou o medo do confronto mais sério entre a Rússia e os Estados Unidos desde a crise dos mísseis cubanos de 1962.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!