António Guterres chega a Ucrânia após visita na Rússia
Reprodução: commons - 22/03/2022
António Guterres chega a Ucrânia após visita na Rússia

O secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou nesta quarta-feira (27) que chegou à Ucrânia para debater a retirada de civis em meio à invasão russa.

A visita ao território liderado por Volodymyr Zelensky acontece um dia após o diplomata se reunir com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para debater a guerra entre os dois países.

"Cheguei na Ucrânia, após ter estado em Moscou. Continuaremos trabalhando para ampliar a ajuda humanitária e garantir a retirada de civis das áreas de conflito", escreveu o chefe da ONU no Twitter.

Ontem, durante a conversa com Putin em Moscou, Guterres fez novamente um apelo à Ucrânia e Rússia para manterem as negociações e criarem corredores humanitários "seguros e eficazes" para a evacuação de civis das áreas em conflito, principalmente da cidade portuária de Mariupol.

Leia Também

Na Ucrânia, o secretário-geral da ONU se reúne com o chanceler Dmytro Kuleba e será recebido pelo presidente Volodymyr Zelenskyy. Guterres discutirá ainda a ampliação da assistência humanitária com funcionários de agências da ONU.

"Quanto antes essa guerra terminar, melhor será para Ucrânia, Rússia e o mundo", concluiu o diplomata português.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!