Famílias ucranianas se dirigindo até a fronteira com a Polônia
Viktor Moskaliuk/UNICEF
Famílias ucranianas se dirigindo até a fronteira com a Polônia

Nesta terça-feira (25), a Organização das Nações Unidas (ONU) informou que 8,3 milhões de pessoas podem fugir da Ucrânia ainda este ano devido à guerra que atinge o país, iniciada em 24 de fevereiro . A estimativa levou a organização a dobrar o pedido por ajuda humanitária para enfrentar a crise no território.

De acordo com a ONU, 5,2 milhões de ucranianos já deixaram o país desde o início do conflito . Com a piora da situação, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) solicitou 1,85 bilhão de dólares para financiar suas ações e as de seus colaboradores. 

A atualização de projeções "foi estabelecida em colaboração com as autoridades e com os países vizinhos, mas é importante recordar que a situação é muito dinâmica", afirmou a porta-voz do Alto Comissariado, Shabia Mantoo, em uma entrevista coletiva em Genebra.

Além disso, a ONU dobrou o pedido de ajuda humanitária de emergência para a Ucrânia, chegando a 2,25 milhões de dólares.

"Agora são necessários 2,25 bilhões de dólares para responder às necessidades da Ucrânia, mais que o dobro do valor pedido (1,1 bilhão de dólares) quando apresentamos o pedido em 1º de março, poucos dias depois do início da guerra", disse o Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!