Le Pen teve um crescimento nas intenções de voto nas últimas pesquisas e chegou a um segundo turno com Macron
Montagem/iG - imagens: reprodução
Le Pen teve um crescimento nas intenções de voto nas últimas pesquisas e chegou a um segundo turno com Macron

O presidente da França, Emmanuel Macron, aparece com 55% das intenções de voto dos franceses contra 45% da candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, para o segundo turno das eleições , indica uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos para o jornal "Le Parisien" e a agência France Info nesta quinta-feira (14).

O segundo turno das eleições será realizado em 24 de abril e, se confirmado o número, ficará abaixo do confronto entre os dois em 2017, quando Macron teve 66% dos votos contra 33% de Le Pen.

A pesquisa ainda mapeou para onde vão os votos dos eleitores que votaram em algum dos outros 10 candidatos do primeiro turno, com destaque para os mais votados.

Entre aqueles que escolheram o representante da esquerda radical, Jean-Luc Mélenchon, que ficou na terceira posição, 33% disseram que votam no presidente e 18% na representante da extrema-direita. Outros 49% não irão votar.

Logo após os resultados começarem a serem publicados, Mélenchon repetiu por diversas vezes que seus eleitores "não deveriam dar nenhum voto para a senhora Le Pen".

Leia Também

Já entre os eleitores de outro candidato da extrema-direita, Éric Zemmour, que declarou apoio a Le Pen, 9% disseram que  votarão em Macron e 78% na indicação de seu representante. Os demais vão se abster.

Entre os que votaram em Valérie Pécresse, candidata da direita tradicional, 47% indicam que votarão no mandatário, bem como 59% do representante dos verdes Yannick Jadot.

Com exceção de Zemmour, nenhum dos outros candidatos — sejam de direita ou esquerda — indicou voto em Le Pen e voltaram a falar na "frente republicana" de 2017. Para todos, era melhor manter Macron, que tem "princípios democráticos" a eleger Le Pen, símbolo do ultranacionalismo francês.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!