Primeiro-ministro britânico, Boris Johnson
Reprodução/Instagram Boris Johnson
Primeiro-ministro britânico, Boris Johnson

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e o chanceler alemão, Olaf Scholz, se reuniram nesta sexta-feira (8) em Londres para debater as relações bilaterais e, principalmente, a guerra na Ucrânia .

Na coletiva após o encontro, realizado a portas fechadas, Johnson afirmou que não espera grandes resultados das negociações para um cessar-fogo entre ucranianos e russos porque não considera o presidente Vladimir Putin "como alguém em quem se possa confiar".

O premiê britânico afirmou que "admira os esforços" diplomáticos que estão sendo realizados e tentados, mas que é "profundamente cético, diria até cínico" sobre qualquer garantia que poderia ser dada por Putin.

Johnson ainda defendeu Scholz e o presidente da França, Emmanuel Macron, dizendo que as críticas contra eles por tentarem um caminho diplomático "são injustificadas".

O premiê ainda afirmou que os ataques russos estão deixando até mesmo aliados da Rússia, como a China, em uma posição "desconfortável", especialmente, após os massacres ocorridos em Mariupol e Bucha ou o ataque desta sexta em Kramatorsk.

Os dois líderes aproveitaram o momento também para condenar o "ataque atroz" contra uma estação de trem desta última, que fica na região de Donetsk, e deixou, ao menos, 50 mortos - inclusive 10 crianças.

Leia Também

O local era usado por muitos civis para fugir das áreas de conflito e o prefeito de Kramatorsk, Alexander Goncharenko, estima que quatro mil pessoas estavam ali no momento da ação.

Para ambos, o ataque aéreo dá um testemunho do "tamanho do precipício" que Putin caiu.

Outro ponto fundamental das discussões de Scholz e Johnson é a redução da dependência energética do gás natural e do petróleo russos. Desde o início da guerra, uma série de medidas começou a ser estudada por Berlim, que depende muito do combustível importado.

Menos dependente, Johnson já anunciou a paralisação quase total do fornecimento do gás, mas a Alemanha estima que só poderia se livrar totalmente dessa situação na metade de 2024.

No entanto, durante a coletiva, Scholz afirmou que o país já estuda encerrar as importações de petróleo ainda neste ano - mas, o gás, vai demorar mais tempo.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!