Missil testado pelos EUA dias após Rússia invadir Ucrânia
Divulgação/DARPA
Missil testado pelos EUA dias após Rússia invadir Ucrânia


O governo dos Estados Unidos informou nesta quarta-feira (5) ter realizado com sucesso um teste de míssil hipersônico em 5 março, dez dias após tropas da Rússia  terem invadido a Ucrânia. Este tipo de armamento viaja a mais de cinco vezes a velocidade do som e dificilmente é detectado por defesas antiaéreas.

O anúncio foi feito pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA, da sigla em inglês), vinculada ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos. A arma foi desenvolvida em parceria com a empresa Lockheed Martin.

O Hypersonic Air-breathing Weapon Concept - HAWC (Conceito de Arma Aérea Hipersônica, em tradução livre) foi lançado a partir de um bombardeiro B-52. De acordo com a DARPA, após a liberação da aeronave transportadora, o míssil foi impulsionado, e "acelerou rapidamente e manteve o cruzeiro mais rápido que Mach 5 (cinco vezes a velocidade do som) por um longo período de tempo".

O míssil hipersônico também atingiu altitudes superiores a 65 mil pés e voou por mais de 300 milhas náuticas, segundo a agência americana.

Este é o segundo teste bem sucedido no programa HAWC, da DARPA. Em setembro do ano passado, uma versão diferente do míssil  também foi testada com sucesso, informou a agência do governo dos EUA.


Leia Também

“O teste do HAWC, da Lockheed Martin, demonstrou com sucesso um segundo design que permitirá que nossos combatentes selecionem competitivamente as capacidades certas para dominar o campo de batalha”, disse Andrew Knoedler, gerente do programa HAWC, da DARPA.

Mísseis hipersônicos utilizam o ar capturado da atmosfera para obter propulsão. A velocidade e a capacidade de realizar manobras com esses armamentos permitem tanto a evasão de defesas antiaéreas quanto ataques rápidos.

“Ainda estamos analisando os dados dos testes de voo, mas estamos confiantes de que forneceremos à Força Aérea e à Marinha dos EUA excelentes opções para diversificar a tecnologia disponível para suas futuras missões”,  disse Knoedler.

Armamento usado pela Rússia
O Ministério da Defesa da Rússia admitiu em 19 de março que o país realizou o primeiro ataque utilizando mísseis hipersônicos contra a Ucrânia. A ofensiva ocorreu com o intuito de destruir um local de armazenamento de armas no Oeste do país, segundo o próprio governo russo.

"O sistema de mísseis de aviação Kinjal, com mísseis balísticos hipersônicos, destruiu uma grande instalação subterrânea de armazenamento de mísseis e munição de aviação das tropas ucranianas em Delyatin, região de Ivano-Frankovsk", disse Igor Konashenkov, porta-voz do ministério. A afirmação, porém, não pôde ser verificada de forma independente.

O Khinjal, modelo usado no ataque e chamado por Putin de "arma ideal", tem capacidade para atingir um alvo a mais de 2 mil quilômetros de distância. Konashenov informou ainda que as forças russas utilizaram o sistema de mísseis antinavio Bastion para atacar instalações militares ucranianas perto do porto de Odessa, no Mar Negro.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!