Jornal russo fecha até o fim da guerra sob pressão do governo
Reprodução 28.03.2022
Jornal russo fecha até o fim da guerra sob pressão do governo

A Novaya Gazeta, um jornal cujo editor ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2021 e um os poucos grandes meios de comunicação independentes restantes na Rússia, disse que suspenderá as suas atividades até o fim da Guerra na Ucrânia após receber duas advertências de reguladores da comunicação por não cumprir as leis russas.

“Recebemos outro aviso de Roskomnadzor”, disse o jornal numa breve nota, usando a sigla referente ao Serviço Federal de Supervisão de Comunicações, Tecnologia da Informação e Mídia de Massas da Rússia. “Depois disso, suspendemos a publicação do jornal nas redes e no papel, até o final da operação especial no território da Ucrânia“, acrescenta, usando a expressão oficial autorizada pelo Kremlin para a invasão.

O Nova Gazeta também disse que o recebimento de duas advertências em menos de um ano gerava o risco de o jornal perder a sua licença e vir a ser fechado num futuro próximo. A notícia da segundo advertência foi publicada no site da agência oficial russa Tass. 

“Em 28 de março, o Roskomnadzor emitiu uma advertência por escrito ao conselho editorial e ao fundador do periódico eletrônico Novaya Gazeta sobre a inadmissibilidade de violar a legislação da Federação Russa, devido à publicação pela Novaya Gazeta de material incluindo menção a uma organização incluída no cadastro de organizações sem fins lucrativos que exercem as funções de agente estrangeiro, sem a devida marcação", diz o comunicado citado pela a Tass.

A Tass diz ainda  que, de acordo com a lei russa, a menção de uma organização que desempenha as funções de um agente estrangeiro, sem a rotulagem prevista na legislação da Federação Russa, é uma violação à lei. “A marcação tem o objetivo de informar ao público que a entidade mencionada na publicação é agente estrangeira e exerce atividades no interesse de outros Estados”, disse o Roskomnadzor, segundo a agência.

Leia Também

A repressão do Kremlin à mídia independente aumentou acentuadamente desde que a guerra começou em 24 de fevereiro, com vários grandes veículos sendo fechados ou proibidos.

Depois que o editor de Novaya, Dmitry Muratov, ganhou o Prêmio Nobel da Paz no ano passado, o presidente Vladimir Putin alertou que a honra não forneceria proteção contra pressões legais.

O Comitê do Nobel concedeu a Muratov e à jornalista filipina Maria Ressa o prêmio "por sua corajosa luta pela liberdade de expressão", na primeira vez que a honraria foi concedida ao jornalismo desde 1935. Muratov dedicou o Prêmio da Paz a quatro de seus jornalistas que foram assassinados por "defender o direito das pessoas à liberdade de expressão", bem como a um advogado e ativista de direitos humanos que trabalhou com eles.

Segundo a Novaya Gazeta,o Roskomnadzor emitiu o primeiro aviso ao jornal em 22 de março, também por supostamente não mencionar um agente estrangeiro em uma matéria. Segundo o jornal, os representantes do serviço “não especificaram de que tipo de material estavam falando”.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!