Artyom Datsishin, uma estrela do balé ucraniano, morreu após ter sido ferido na capital, Kiev, dois dias após o início da guerra na Ucrânia. Ele estava internado em um hospital há três semanas e não resistiu.
A amiga de Datsishin, Tatyana Borovik, confirmou a morte em sua página no Facebook. A despedida do artista acontecerá nesta sexta-feira.
Artyom Datsishin, de 43 anos, era bailarino principal da Ópera Nacional da Ucrânia e se apresentou em todo o mundo ao longo de sua carreira, dançando papéis principais em balés clássicos, incluindo O Lago dos Cisnes, O Quebra-Nozes, A Bela Adormecida, Giselle e Romeu e Julieta.
A notícia da morte de Datsishin foi recebida com homenagens de todo o mundo do balé. "Nosso coloega, o grande solisa de longa data da trupe de balé do teatro e um homem maravilhoso morreu", escreveu o diretor-chefe da Ópera Nacional da Ucrânia Anatoly Sovovyanenko.
Leia Também
Em um comunicado, o famoso coreógrafo russo Alexei Ratmansky compartilhou sua indignação com a morte de Datsishin, escrevendo no Instagram: “Um dançarino principal da Ópera Nacional da Ucrânia morreu hoje no hospital de Kiev por ferimentos recebidos em 26 de fevereiro, quando ficou sob fogo de artilharia russa. Ele era um belo dançarino amado por seus colegas. Dor insuportável."
Atriz ucraniana morre em bombardeio
A estrela de teatro e cinema, Oksana Shvets, de 67 anos, foi morta em um bombardeio a um prédio residencial em Kiev. Segundo o "Metro", a direção do Teatro da Juventude, com o qual Oksana trabalhou, confirmou a morte da atriz em um comunicado que dizia "Durante o bombardeio de um prédio residencial em Kiev, a premiada artista da Ucrânia Oksana Shvets foi morta".
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.