Hassan fugiu da Ucrânia sozinho para encontrar família
Reprodução: facbook - 17/03/2022
Hassan fugiu da Ucrânia sozinho para encontrar família

A história de Hassan Al-Khalaf, um menino ucraniano de apenas 11 anos que fugiu sozinho da guerra , teve repercussão mundial após ser compartilhada pela polícia da Eslováquia, onde ele chegou no dia 5 de março. A criança viajou da cidade de Zaporíjia com uma sacola de plástico, o passaporte e o telefone do irmão escrito na mão.

A mãe, Yulia, decidiu não deixar a avó do menino sozinha. Nesta semana, porém, com a intensificação dos bombardeios russos, elas conseguiram se organizar e fugiram do conflito num comboio com outros refugiados que chegou a Bratislava. O reencontro tão esperado da família ocorreu na última terça-feira.

Hassan e a família se encontram na Eslováquia
Reprodução: facebook - 17/03/2022
Hassan e a família se encontram na Eslováquia

"O impossível tornou-se realidade. Hassan, que viajou sozinho da Ucrânia e cuja história ganhou o mundo inteiro, já está com a mãe. Depois de uma jornada muito longa e difícil, conseguiram encontrar-se na Eslováquia. Mãe, avó e cinco irmãos estão todos bem, juntos e seguros. Obrigado a todos que ajudam refugiados da Ucrânia", informou a polícia em comunicado.

Não foi a primeira vez que a família precisou fugir da guerra. Anos atrás eles tiveram que deixar a Síria. O pai de Hassan morreu no país. Na época, a mãe, ucraniana, voltou com os filhos para a terra natal.

Leia Também

Quando a invasão militar da Rússia começou, três irmãs de Hassan viajaram para encontrar o irmão mais velho que já morava e estudava em Bratislava. Caso fizessem a travessia em segurança, Hassan iria em seguida. Assim foi feito. Já que a avó tem dificuldades de locomoção, Yulia e ela ficaram para trás. Com a ajuda de voluntários, porém, as duas também deixaram a zona de conflito dias depois e conseguiram salvar até o cachorrinho da família.

"Perderam tudo de novo, mas dessa vez a guerra não tirou ninguém deles. Eles estão juntos e é isso que importa", ressaltou a polícia local.

*Com informações de agências internacionais

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!