Base militar de Yavoriv, na Ucrânia, foi alvo de ataque russo
Reprodução/ukrinform.net
Base militar de Yavoriv, na Ucrânia, foi alvo de ataque russo

Militares russos lançaram neste domingo um ataque com mísseis à base militar ucraniana de Yavoriv, na região de Lviv, perto da fronteira polonesa. Segundo as autoridades locais, a ação deixou pelo menos 35 mortos e 134 feridos. O ataque é considerado "o mais ocidental" da guerra até o momento, ou seja, o mais próximo do território de países da União Europeia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a aliança militar liderada pelos EUA.

O ataque ocorre um dia após o  governo russo ameaçar atacar carregamentos de armas do Ocidente para a Ucrânia, chamando os comboios de "alvos legítimos". Na noite de sábado, porém, o presidente americano Joe Biden autorizou mais US$ 200 milhões de dólares em armas e outras assistências para a Ucrânia.

Segundo o New York Times , a base atingida é um elo vital no fluxo de armas enviadas pelos países da Otan para a Ucrânia. A Polônia também tem sido o principal ponto de passagem de carregamentos de armas, de refugiados que fogem para o Ocidente, além de combatentes estrangeiros que viajam para a Ucrânia para se integrar às forças locais.

Inicialmente, o governador de Lviv, Maksym Kozytsky, disse em entrevista coletiva que o total de mortos era de nove, mas o número foi atualizado ao longo do dia. A Reuters informou que sua equipe de reportagem viu 19 ambulâncias com sirenes ligadas a caminho da base militar após o ataque.

"Infelizmente, perdemos mais heróis: 35 pessoas morreram como resultado do bombardeio do Centro de Manutenção da Paz e Segurança. Outros 134 com diferentes ferimentos em diferentes graus de gravidade estão no hospital. Em nome de toda a região de Lviv, expressamos nossas sinceras condolências às famílias das vítimas. Não esqueceremos nenhum herói e não perdoaremos nenhum ocupante", disse Kozytsky em comunicado.

O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, classificou a ação como um "ataque terrorista" e confirmou que instrutores militares estrangeiros atuavam na base. Até o momento, não há informações de quantos soldados estavam no local no momento em que foi atingido e nem se há estrangeiros entre as vítimas.

"Este é um novo ataque terrorista contra a paz e a segurança perto da fronteira UE-OTAN. Ações devem ser tomadas para impedir isso", disse ele no Twitter.

O governo polonês também condenou o ataque: "A Polônia condena qualquer agressão contra a Ucrânia, incluindo o bombardeio da base de Yavoriv", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores polonês à Reuters.

Leia Também

Foram mais de 30 mísseis disparados no ataque, mas os sistemas de defesa aérea ucranianos interceptaram 22 deles, segundo autoridades.

"O sistema de defesa aérea funcionou, vários deles foram derrubados", disse o governador Kozytskyi em entrevista coletiva.

O governador ainda repetiu os pedidos para que a Otan estabeleça uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia, uma medida já rejeitada pela aliança, uma vez que isso colocaria frente a frente aeronaves russas e da Otan, com efeitos potencialmente catastróficos.


A base militar está localizada a apenas 25 km da fronteira com a Polônia. É considerada uma das maiores da Ucrânia e a maior da região ocidental do país. Antes da invasão russa , a Ucrânia realizou a maioria de seus  exercícios militares com os países da OTAN e instrutores militares estrangeiros trabalharam no local.

— Com informações de agências internacionais

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!