A Organização das Nações Unidas divulgou neste sábado (5) que a guerra na Ucrânia já contabiliza 315 civis mortos e 707 feridos. Segundo a Organização, o número de refugiados pode atingir 1,5 milhão neste fim de semana.
A população ucraniana está deixando o país desde o início da invasão russa, o combate completa dez dias. Grande parte dos refugiados está na fronteira com a Polônia.
Um cessar-fogo temporário foi anunciado em Mariupol para este sábado para viabilizar que civis deixassem a cidade durante um período de cinco horas, mas como não foi cumprido, a prefeitura precisou adiar a retirada dos civis.
O comitê da Cruz Vermelha, que está no local para promover a retirada das pessoas da região, informou que permanece em diálogo com os dois países para organizar uma nova tentativa de corredor humanitário.
“As cenas em Mariupol e em outras cidades hoje são de partir o coração. Qualquer iniciativa das partes que dê aos civis uma trégua da violência e permita que eles partam voluntariamente para áreas mais seguras é bem-vinda”, afirmou o comitê.