Dmitry Muratov Nobel da Paz russo e jornalista
Foto: ANSA
Dmitry Muratov Nobel da Paz russo e jornalista

O jornalista russo Dmitry Muratov, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2021, afirmou nesta quinta-feira (3) que o conflito na Ucrânia pode desencadear uma guerra nuclear .

Em audiência em uma comissão do Parlamento Europeu, o cofundador do jornal independente Novaya Gazeta disse que o "verdadeiro perigo hoje" é a "ameaça nuclear".

"Uma possibilidade que se tornou real após as palavras de Putin. Temo que alguém no Kremlin seja tentado cedo ou tarde a apertar o botão vermelho", declarou Muratov.

Recentemente, o presidente Vladimir Putin colocou as forças nucleares russas em alerta por causa das sanções econômicas impostas pelo Ocidente. Ao iniciar a invasão da Ucrânia, o mandatário também avisou que quem interferisse sofreria "consequências" nunca vistas na história.

Já na última quarta (2), o chanceler da Rússia, Sergei Lavrov, alertou que uma eventual Terceira Guerra Mundial seria "atômica".

"Ontem eu visitei Mikhail Gorbachev [último líder da União Soviética] no hospital, ele completou 91 anos e não está bem, me disse que é preciso fazer de tudo contra a ameaça de uma guerra nuclear", acrescentou Muratov nesta quinta.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários