Presidente da Ucrânia diz que russos estão tentando ocupar Chernobyl
Reprodução/Twitter
Presidente da Ucrânia diz que russos estão tentando ocupar Chernobyl

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou, nesta quinta-feira (24), que tropas russas estão tentando ocupar a cidade onde fica localizada a usina de Chernobyl. Um dos palcos centrais da  disputa entre ucranianos e russos, a cidade, hoje fantasma por conta da contaminação, é vista como estratégica para se fazer treinamentos militares. 

Os ucranianos, inclusive, já estariam usando a região há um tempo para realizar treinamentos militares. Pelo Twitter, o presidente da Ucrânia afirmou que "as forças de ocupação russas estão tentando tomar Chernobyl. Nossos defensores estão dando suas vidas para que a tragédia de 1986 não se repita. Esta é uma declaração de guerra em toda a Europa", afirmou Zelensky. 

A Usina Nuclear de Chernobyl está localizada a 120 km de Kiev, a capital da Ucrânia. Protagonista do maior desastre nuclear do mundo, a região não é habitada desde 1986, devido aos altos índices de radioatividade.

Segundo a CNN, tropas russas estariam concentradas na divisa entre o Belarus e a Zona de Exclusão de Chernobyl. A área radioativa pode tornar-se um possível canal para Kiev.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


** Felipe Freitas é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. No iG, escreve para as editorias Último Segundo e Saúde.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!