Inundação no Canadá
Redes sociais/Reprodução
Inundação no Canadá

Equipes de emergência ainda estão tentando alcançar 18 mil pessoas presas na quinta-feira, depois que enchentes e deslizamentos de terra destruíram estradas, casas e pontes na província canadense de Colúmbia Britânica, no que pode ser o desastre natural mais custoso da história do país.

Até o momento, foi confirmada uma morte em razão de um deslizamento de terra próximo ao vilarejo de Pemberton. O número de vítimas, no entanto, pode ser maior, já que outras pessoas seguem desaparecidas em meio às buscas em escombros.

O primeiro-ministro John Horgan declarou estado de emergência e confirmou que a tendência era o aumento do número de mortos. A polícia contabiliza mais quatro pessoas desaparecidas por ora.

O recuo das águas ajudou as equipes de resgate, mas a chuva bloqueou cidades inteiras na Colúmbia Britânica e cortou o acesso ao maior porto do país em Vancouver, interrompendo as cadeias de abastecimento globais. Muitas das cidades afetadas estão em áreas montanhosas ao leste e nordeste de Vancouver, com acesso limitado.

Os ministros do gabinete provincial disseram em uma coletiva nesta quinta-feira que algumas das principais rodovias estavam começando a reabrir lentamente. Algumas localidades relataram falta de combustível.

O vice-primeiro-ministro Mike Farnworth disse que a província está estudando a possibilidade de importar combustível dos Estados Unidos ou da vizinha Alberta.

Em Ottawa, o ministro federal para preparação para emergências, Bill Blair, disse que o fluxo dos rios estava começando a cair com o abrandamento da chuva.

"A situação continua crítica, mas há de fato uma melhora", disse ele a repórteres.

Ottawa prometeu enviar centenas de militares da Força Aérea para a Colúmbia Britânica. Os primeiros grupos já chegaram.

Os compradores esvaziaram as prateleiras dos supermercados, embora a escassez tenha resultado tanto em pânico nas compras quanto em cadeias de suprimentos interrompidas. A ministra da Agricultura da província, Lana Popham, disse que o abastecimento de alimentos está garantido.

"Estamos apenas reformulando as rotas para levá-la às pessoas, mas definitivamente não vamos ficar sem comida", disse.

As enchentes também atingiram o estado americano de Washington, como observou o presidente Joe Biden antes de uma reunião com o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau.

A certa altura, a cidade de Abbotsford, a leste de Vancouver, temeu que as águas inundassem a estação de bombeamento e forçassem a evacuação de todos os 160 mil residentes.

O prefeito Henry Braun disse que não houve nenhuma mudança no status da estação e que a água estava recuando "em um ritmo muito bom" em algumas partes.

"Continuamos avançando em direção à fase de recuperação desta emergência", disse ele à imprensa, sublinhando que mais chuvas fortes estão previstas para a próxima semana.

Um grande incêndio florestal no interior da Colúmbia Britânica durante uma onda de calor no verão passado pode ter deixado as colinas sem vegetação, contribuindo para as enchentes e deslizamentos de terra.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!