Reprodução: iG Minas Gerais
"Dor e vergonha": Papa fala sobre casos de pedofilia na Igreja Católica

papa Francisco voltou nesta quinta-feira (04) a expressar "dor e vergonha" por causa de escândalos de pedofilia na Igreja Católica.

Em mensagem para um congresso sobre tutela de menores organizado pela Comunidade Papa João XXIII em Roma, o pontífice disse que apenas uma "ação sistemática preventiva" pode "erradicar a cultura de morte da qual todas as formas de abuso - sexual, de consciência, de poder - são portadoras".

Segundo o Papa, é preciso "dar vida a uma cultura capaz de evitar que tais situações não apenas não se repitam, mas também não encontrem espaço para ser encobertas", por meio de um "caminho de conversão pessoal e comunitária".

"Um caminho que, como Igreja, somos chamados a percorrer todos juntos, solicitados pela dor e pela vergonha de não termos sido sempre bons guardiães dos menores que nos foram confiados em nossas atividades educativas e sociais", acrescentou.

Ainda de acordo com Francisco, a tutela dos menores deve ser uma "prioridade cada vez mais concreta" da ação educativa da Igreja Católica, em contraste com "toda forma de domínio".


"Se o abuso é um ato de traição da confiança que condena à morte quem o sofre, a prevenção deve ser um percurso permanente de promoção de uma certa confiabilidade em relação ao futuro e com a qual os menores precisam contar", declarou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!