Terremoto de magnitude 7,2 atinge o Haiti; há relatos de mortos no local
Reprodução
Terremoto de magnitude 7,2 atinge o Haiti; há relatos de mortos no local

Um forte  terremoto de 7,2 de magnitude atingiu o Leste do Haiti neste sábado e foi sentido em todo o país, deixando mortos, informou à AFP o diretor da Defesa Civil do país, Jerry Chandler. Após o tremor, um alerta de tsunami chegou a ser emitido, mas pouco depois foi suspenso.

"Há mortos, eu confirmo, mas ainda não tenho o número exato", disse Chandler, acrescentando que o primeiro-ministro Ariel Henry estava a caminho do centro nacional de operações de emergência em Porto Príncipe.

O terremoto aconteceu a 12 km da cidade de Saint-Louis du Sud, a mais de 160 km a sudoeste da capital haitiana, Porto Príncipe, a uma profundidade de 10 km, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Há o registro de danos materiais em várias cidades, segundo imagens de testemunhas publicadas em redes sociais. Prédios religiosos, escolas e residências foram danificados no terremoto, de acordo com moradores.

Você viu?

Em vídeos compartilhados na internet, residentes filmaram os escombros de vários edifícios, incluindo uma igreja onde uma cerimônia ocorria na manhã deste sábado na comuna de Les Anglais, a 200 km a sudoeste de Porto Príncipe.

O tremor também foi sentido no Caribe, onde as pessoas deixaram suas residências com medo de desabamento.

"Todos têm muito medo. Há anos que não havia um terremoto tão grande", disse Daniel Ross, residente na cidade de Guantánamo, no Leste de Cuba.

Em 12 de janeiro de 2010, um terremoto de magnitude 7 devastou a capital haitiana e várias cidades provinciais. Mais de 200 mil pessoas morreram e mais de 300 mil ficaram feridas na catástrofe, que deixou 1,5 milhão de pessoas desabrigadas.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários