O senador dos Estados Unidos
(EUA) Bernie Sanders
comemorou nesta terça-feira (9) a anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula
da Silva e disse que a decisão é "uma importante vitória para a democracia e a justiça no Brasil". A anulação foi determinada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal
(STF), o que livrou Lula de ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa e o tornou elegível.
"Como presidente, Lula fez um trabalho incrível para diminuir a pobreza no Brasil e defender os trabalhadores. É uma ótima notícia que sua condenação, altamente suspeita, foi anulada. Esta é uma importante vitória para a democracia e a justiça no Brasil", escreveu Bernie Sanders em uma publicação no Twitter.
Em sua decisão, Fachin entendeu que a 13ª Vara Federal de Curitiba não tinha competência para julgar os casos envolvendo Lula, uma vez que eles não teriam relação com a Petrobras. Em seu despacho, o ministro transferiu todas as investigações para a Justiça do Distrito Federal, o que fez todas elas voltarem à estaca zero.
A avaliação foi que o ministro do STF anulou as condenações do petista com o objetivo de preservar a Operação Lava Jato, já que estava em risco a suspeição do ex-juiz Sergio Moro em todos os demais casos no qual ele proferiu sentença.