Crusoé

Democratas apresentam pedido de impeachment de Trump na Câmara
O Antagonista
Democratas apresentam pedido de impeachment de Trump na Câmara

Os deputados democratas David Cicilline, Ted Lieu, Jamie Raskin e Jerry Nadler apresentaram nesta segunda-feira (11) um novo pedido de impeachment contra o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump , na Câmara dos Deputados.

O pedido conta com o apoio de mais de 210 deputados democratas. Como a Casa tem 435 membros, o número chega bem perto da maioria necessária para aprovar o pedido e enviá-lo ao Senado (os democratas têm 222 cadeiras na Câmara, o suficiente para passar à fase seguinte).

Os deputados acusam o presidente de "incitação à insurreição", uma vez que Trump estimulou a  invasão do prédio do Capitólio pelos seus apoiadores na última quarta, 6.

"Nos meses antes da sessão conjunta do Congresso (para contar os votos do Colégio Eleitoral), o presidente repetidamente proferiu declarações falsas dizendo que os resultados da eleição presidencial foram o produto de uma fraude maciça e não poderiam ser aceitos pelo povo americano ou certificados pelas autoridades estaduais e federais. Logo após a sessão começar, Trump falou para uma multidão em Washington, onde reiterou as acusações de fraude. Ele também deu declarações encorajando ações ilegais no Capitólio, como 'se você não lutar para valer, nós não teremos mais democracia'", diz o pedido.

Segundo o texto, Trump tentou subverter a confirmação dos resultados das eleições nos estados americanos. O documento também cita a ligação que o presidente fez ao secretário de estado da Geórgia, Brad Raffensperger, pedindo para ele "encontrar votos".

"O presidente Trump colocou em risco a segurança dos Estados Unidos e de suas instituições governamentais. Ele ameaçou a integridade do sistema democrático, interferiu na transição pacífica de poder e pôs em perigo um dos Poderes. Com isso, ele traiu sua confiança como presidente, para prejuízo manifesto do povo dos Estados Unidos", conclui o texto.

Com o pedido desta segunda, Trump se torna o primeiro presidente da história dos Estados Unidos a enfrentar dois processos de impeachment no Congresso.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!