Apoiadores do presidente dos Estados Unidos
(EUA), Donald Trump
, invadiram na tarde desta quarta-feira (6) as instalações do prédio do Capitólio
, sede do Legislativo do país. A invasão ocorre após os manifestantes entrarem em confronto com policiais durante sessão do Congresso que confirmaria a vitória do democrata Joe Biden
nas eleições presidenciais do ano passado.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram pessoas com roupas pretas, máscaras de gás lacrimogêneo e bandeiras dos EUA nas costas. Há vídeos de homens com escudos e tacos de beisebol quebrando janelas do prédio.
De acordo com informações da imprensa local, há policiais armados tentando conter o movimento de uma pessoa armada que se aproxima da porta da Câmara dos Deputados.
O clima de tensão fez a capital Washington declarar toque de recolher a partir das 18h. Em uma publicação feita no Twitter, Trump pediu que manifestantes "fiquem pacíficos" . "Por favor, apoiem a polícia do Capitólio. Eles estão verdadeiramente do lado do nosso País. Fiquem pacíficos!", escreveu o presidente.
Mais cedo, o Capitólio chegou a ser evacuado por ameaça de uma "possível bomba" . Jornalistas e parlamentares foram removidos do prédio rapidamente.