Donald Trump, atual presidente republicano dos Estados Unidos.
Shealah Craighead/Official White House
Donald Trump, atual presidente republicano dos Estados Unidos.

Na última segunda-feira (4), o presidente americano Donald Trump pediu que os eleitores do  estado da Geórgia votem em candidatos republicanos para assumir as duas vagas restantes no Senado. As informações foram dadas pela agência internacional AFP .

O segundo turno das eleições para senadores, realizado nesta terça-feira (5),  terá um impacto significativo para o governo do presidente eleito Joe Biden .

Se as duas cadeiras forem conquistadas por democratas, Biden terá a maioria tanto na Câmara quanto no Senado . Uma vitória republicana, por outro lado, representaria uma dificuldade para os próximos anos de governo.

"Nosso país depende de vocês. O mundo inteiro está de olho na Geórgia", disse o republicano Trump na cidade de Dalton. Ele declarou que o segundo turno de hoje pode ser “a última oportunidade de salvar os Estados Unidos que amamos”.

O estado da Geórgia não elege um senador democrata há vinte anos. Apesar disso, se Raphael Warnock e Jon Ossoff vencerem, o partido de Biden terá o controle no Senado.

Com esse resultado, o Partido Democrata , que hoje tem 48 cadeiras, ficaria com 50 assentos no total, se igualando ao Partido Republicano no Senado. Assim, a vice-presidente eleita Kamala Harris teria o voto decisivo.

Caso um dos candidatos republicanos, David Perdue ou Kelly Loeffler, vença, o partido do novo governo permaneceria com maioria na Câmara, porém com minoria no Senado .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!