Francisco Sagasti, novo presidente do Peru
Reprodução
Francisco Sagasti, novo presidente do Peru

O congressista Francisco Sagasti foi escolhido pelo parlamento como presidente do Peru nesta segunda (16). Seu antecessor, Manuel Merino , renunciou ao cargo no último domingo (15) após dois manifestantes serem mortos em protestos anti-governo.

O Peru, que passa por uma grave crise política, terá seu terceiro presidente em apenas uma semana. Na semana passada, Marín Vizcarra , então presidente eleito, foi retirado do cargo sob acusações de recebimento de propinas em 2014, quando era governador. Merino , assumiu o cargo, e após os incidentes nos protestos, o congresso já sinalizava que pediria sua renúncia, por conta disso, renunciou.

Além da instabilidade política, o país passa por uma crise sanitária causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), com quase 950 mil casos da doença confirmados, e 35 mil mortes.

Os efeitos da pandemia trouxeram efeitos graves na economia do país, que em 2020 registrou queda de mais de 10% no PIB.

Engenheiro de 76 anos, Sagasti , em tese, governará o país até as próximas eleições presidenciais, marcadas para Abril de 2021. O político faz parte do mesmo partido de Vizcarra, que tem grande apoio popular.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!