Eleitores do Mississippi nova bandeira do estado sem o símbolo confederado
Reprodução
Eleitores do Mississippi nova bandeira do estado sem o símbolo confederado

Os eleitores do estado do Mississippi  aprovaram, nesta terça-feira (3), uma nova bandeira, sem o símbolo confederado e com a inscrição "In God We Trust" (Confiamos em Deus, em tradução livre).

Criada após o estado sulista retirar sua antiga bandeira, que tinha o símbolo confederado, ela agora foi ratificada pela população. Ela tinha a cruz azul na diagonal, com 13 estrelas brancas em um fundo vermelho, há 126 anos.

O símbolo representa os estados do sul, que eram contrários à abolição da escravidão na Guerra Civil americana (1861-1865), e hoje é usado por grupos racistas e supremacistas brancos. O Mississippi foi o último estado americano a abolir o símbolo em sua bandeira. A Geórgia o eliminou da sua em 2003.

Por décadas, o símbolo confederado causou divisão em um estado com significativa população negra  (cerca de 38%). Em 2001, a maioria dos eleitores haviam optado por manter a antiga bandeira. Agora, a bandeira foi reformulada para mudar o símbolo, que é ligado à segregação e ao racismo.

Você viu?

A bandeira foi abolida em meio a protestos contra o racismo e a violência policial em todo o país e críticas de conotações racistas.

Confira na sequência como ficou a nova bandeira:

Mississippi
Reprodução
Mississippi



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!