Texas arrow-options
Reprodução
Declaração foi dada durante participação em programa da TV norte-americana

Após dizer que sacrificaria a sua vida pela economia em alta, o vice-governador do Texas, o republicano Dan Patrick, disse à emissora Fox News, na noite de segunda-feira, que estava feliz pelo estado estar dando os primeiros passos para reabrir a economia em meio ao surto do novo coronavírus.

Leia também: Doria anuncia reabertura gradual em São Paulo a partir de 11 de maio

"Lamento dizer que estava certo nisso. E sou grato por agora estarmos finalmente começando a abrir o Texas e outros estados porque está tudo muito atrasado", disse Patrick ao apresentador de programa de entrevistas Tucker Carlson.

Patrick contou que os números de mortes relacionadas à Covid-19 chegaram a 495 na noite de segunda-feira. Ele ressaltou que "toda vida é valiosa", mas as comparou com a população do estado de 29 milhões de pessoas.

"Quinhentas pessoas entre 29 milhões morreram e estamos trancados, esmagando o trabalhador médio, pequenas empresas, os mercados. Estamos esmagando este país. E o que eu disse quando estava com você naquela noite, há coisas mais importantes do que viver. E isso está salvando este país para meus filhos e netos; para todos nós. Eu não quero morrer, ninguém quer morrer, mas, cara, temos que correr alguns riscos e voltar ao jogo, e colocar esse país de volta em funcionamento", disse Patrick.

Leia também: Nelson Teich confirma general Pazuello como secretário-executivo

Patrick, que completou 70 anos, estava se referindo a seus comentários de quase um mês antes, quando sugeriu em uma entrevista a Carlson que, como idoso, estaria disposto a arriscar sua vida em nome do país.

Os posicionamentos de Dan Patrick não foram bem recebidos nas redes sociais dos EUA, atraindo muitas críticas. O presidente do Partido Democrata no estado, Gilberto Hinojosa, disse que os republicanos como Patrick "colocariam os texanos em risco para enriquecer a si mesmos e a seus portfólios de ações".

"As vidas de nossas famílias, amigos e comunidades não têm valor em dólar. Os republicanos do Texas não podem mais reivindicar ser o partido pró-vida", disse Hinojosa.

Na semana passada, o governador Greg Abbott divulgou diretrizes que permitem que as empresas de varejo comecem a reabrir suas portas, operando "em movimento" diante da nova disseminação do coronavírus. Abbott enfatizou que a retomada das atividades econômicas será um processo lento que ocorrerá em fases.

Abbott também enfatizou a necessidade de proteger a saúde de grupos de risco, como idosos ou pessoas comoutros problemas de saúde, com maior probabilidade de desenvolver complicações com o novo coronavírus.

"Como Estado, devemos fazer tudo o que pudermos para proteger nossa população mais vulnerável. Certificar-se de mantê-los fora de nossos hospitais", disse.

Leia também: Mulher é detida por suspeita de aplicar “gotinhas milagrosas” contra Covid-19

O governador também apresentou a possibilidade de afrouxar o isolamento, se a propagação diminuir. Porém, especialistas em saúde pública alertaram que a flexibilização das diretrizes de distanciamento social podem levar a um novo aumento dos casos e enfatizaram que as decisões políticas devem ser guiadas por dados.

    Veja Também

      Mostrar mais