Agência Brasil

A saída do Reino Unido da União Europeia se arrasta há mais de três anos
Andy Rain/Agência Lusa/EPA/Direitos Reservados
A saída do Reino Unido da União Europeia se arrasta há mais de três anos

O Parlamento Europeu (PE) é favorável à prorrogação da data do Brexit até 31 de janeiro. O presidente do Parlamento, David Sassoli, enviou mensagem ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, recomendando que aceite o adiamento. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (24).

Leia também: Acordo do Brexit é aprovado, mas saída ainda terá atraso

"A Conferência de Presidentes do Parlamento Europeu analisou esta manhã a situação da saída do Reino Unido da União Europeia, tendo em conta os últimos desenvolvimentos, e escreveu ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, para recomendar que aceite o pedido de nova extensão até 31 de janeiro de 2020", informou a assembleia europeia em comunicado sobre o Brexit .

Na nota, o presidente do Parlamento, David Sassoli, que nessa quarta-feira já tinha aconselhado os 27 a aceitarem a ampliação do prazo, estima que o novo adiamento permitiria ao Reino Unido tornar clara sua posição e à assembleia europeia "exercer adequadamente o seu papel".

A Conferência de Presidentes – estrutura que junta as lideranças do PE e dos partidos políticos representados na assembleia europeia – observa que o processo de aprovação do acordo pelos eurodeputados não é uma mera formalidade, devendo ser precedido de "um escrutínio exaustivo do texto".

Você viu?

Leia também: Bolsonaro desembarca na China e garante: “Estou em um país capitalista”

"Considerando o tempo que um trabalho tão diligente requer, a Conferência de Presidentes considera que o Conselho Europeu deve aceitar o pedido feito pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson , em 19 de outubro, para estender o período do Artigo 50 do Tratado da UE até 31 de janeiro, com a opção desse período poder terminar mais cedo caso a ratificação e o processo de aprovação [do acordo] sejam, entretanto, concluídos quer no Reino Unido, quer no PE", sustentam.

Na nota, os líderes da  Parlamento Europeu reiteram que a instituição só aprovará o acordo de saída do Reino Unido da UE após a ratificação no Parlamento britânico.

Os 27 Estados-membros da União Europeia já se mostraram favoráveis a um novo adiamento do Brexit, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem sua extensão, e as conversações prosseguirão no fim da semana, informaram fontes europeias.

Leia também: Corpo do ditador Franco é retirado de monumento e vai para cemitério comum

Inicialmente previsto para 29 de março passado, o Brexit foi adiado para abril e, posteriormente, para 31 de outubro. Na última terça-feira (22), os deputados britânicos rejeitaram o calendário proposto pelo governo britânico, que previa uma aprovação da lei de aplicação do acordo até hoje, prazo considerado demasiadamente curto para debater um texto de 110 páginas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!