Brigitte Macron é 24 anos mais velha que o presidente francês
Reprodução/Instagram Emmanuel Macron
Brigitte Macron é 24 anos mais velha que o presidente francês

Embaixador brasileiro na França de 1997 a 2003, e conselheiro emérito do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), Marcos Azambuja, acredita que o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro ,  precisa dar o passo de pedir desculpas devidas a Brigitte Macron.  Na sexta-feira, Bolsonaro  endossou um comentário de um internauta no Facebook, que zombava da mulher de Macron , 24 anos mais velha, e foi criticado nas redes sociais. 

"Cortesia de gestos e palavras é importante. Pedir desculpas a uma senhora que você possa ter ofendido é necessário", afirmou Azambuja. "A diplomacia é feita de linguagem e civilidade. Houve uma perda da qualidade da linguagem nessa relação que não traz benefícios a ninguém e gera uma animosidade que é o oposto do que a diplomacia busca".

Em entrevista coletiva ao lado do presidente do Chile, Sebastián Piñera, Macron disse nesta segunda-feira (26) que a declaração sobre Brigitte foi "triste" para os brasileiros, uma "vergonha" para as mulheres brasileiras e "extremamente desrespeitoso". Afirmou ainda que "respeita" os brasileiros e que espera que "eles tenham muito rapidamente um presidente que se comporte à altura" do cargo.

O diplomata aposentado, que esteve à frente da representação diplomática brasileira em Paris durante os governos de Fernando Henrique Cardoso e de Luiz Inácio Lula da Silva, acredita que a "longa e densa relação bilateral" entre Brasil e França deve ser preservada.

Você viu?

"Os franceses quase descobriram o Brasil, o Brasil por sua vez invadiu a Guiana Francesa. Há uma série de proximidade de interesses, culturais, geográficos. É uma relação rica e recíproca, uma longa história com alguns episódios de desentendimentos", lembra Azambuja. 

A França apoia a ampliação do Conselho de Segurança da ONU, incluindo um assento permanente para o Brasil, e é um dos maiores investidores do país, "mais até que na China", lembra o diplomata.

"Trata-se de importante parceiro do Brasil em questões de paz e segurança, desarmamento e não-proliferação, direitos humanos, comércio, finanças, desenvolvimento sustentável e meio ambiente", diz um texto sobre as relações bilaterais na página do Itamaraty .

Para Azambuja, as alterações derivam mais de "personalidade e temperamento" e "posições ideológicas" opostas no momento.

"Há em andamento um grande programa de construção de submarinos com a França. O maior grupo hoteleiro do Brasil é francês e há uma grande presença de grupos automobilísticos franceses no país. A aposta francesa no Brasil é muito grande. Há uma rede de interesses cruzados", enumera sobre o país de Macron . "Não podemos deixar que  incidentes de percurso prejudiquem isso.  Os interesses objetivos e reais são tão densos e diversificados que episódios como esses tendem a ser digeridos a médio prazo". 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!