A troca de acusações entre os governos de Brasil e França ganhou um novo capítulo. Dessa vez, o presidente francês, Emmanuel Macron, falou, nesta segunda-feira (26), sobre a possibilidade de a Amazônia ganhar um “status internacional”, dizendo que a ideia poderá ser discutida.
Leia também: "Prejudica sim a imagem do Brasil": Ministra crítica "ataques" de Macron
Durante a reunião do G7 , o mandatário francês afirmou que a questão não foi colocada em discussão no encontro entre as potências. Entretanto, Macron disse também que a possibilidade será discutida caso algum país tome medidas contra o planeta .
"Isso não está na discussão das iniciativas apresentadas hoje. É realmente uma questão que se coloca: se um Estado soberano tomasse de maneira clara e concreta medidas que se opõem ao interesse de todo o planeta? Então, aí haveria todo um trabalho jurídico e político a ser feito”, afirmou Macron.
Leia também: Em rede social, Bolsonaro diz que sempre buscou diálogo com líderes do G7
Macron ainda criticou o comportamento do presidente Jair Bolsonaro (PSL) em relação à preocupação de outras nações com as queimadas na Amazônia. "Nós vemos a natureza. A importância é tão grande na questão climática que não se pode dizer que 'é apenas o meu problema", afirmou o presidente francês.