Juiz ordena que Trump entregue documentos contábeis a outra comissão da Casa
Divulgação
Juiz ordena que Trump entregue documentos contábeis a outra comissão da Casa

A batalha jurídica entre Donald Trump e a Câmara dos EUA, de maioria da oposição democrata, esquentou nesta terça-feira (21) com a recusa de um ex-advogado da Casa Branca em cumprir intimação para testemunhar em um comitê que seria responsável por eventual processo de impeachment, um dia depois de um juiz ordenar que o presidente entregue documentos contábeis a outra comissão da Casa.

Leia também: Trump diz que Irã receberá reação de "grande força" se atentar contra os EUA

Don McGahn, o ex-advogado, deixou o governo em outubro passado e deveria depor em um painel do Comitê Judiciário da Câmara que analisa se Trump deve enfrentar processo de impeachment com base no relatório da investigação conduzida pelo procurador especial Robert Mueller sobre interferência da Rússia na campanha que o elegeu em 2016. Na véspera, o governo Trump já havia informado que McGahn não era obrigado a testemunhar perante o comitê e não compareceria. Assim, diante de uma cadeira vazia, a audiência desta terça foi breve.

"Quando este comitê emite uma intimação, mesmo para um conselheiro sênio do presidente, a testemunha deve comparecer. Nossas intimações não são opcionais", respondeu Jerrold Nadler, presidente do comitê. "O senhor McGahn tem a obrigação legal de estar aqui para sua agendada aparição. Se ele não corrigir imediatamente seu erro, este comitê não terá outra opção a não ser cumprir à força esta intimação."

Leia também: Rússia diz que irá responder às novas sanções dos EUA

Trump, seu governo e aliados no Partido republicano têm resistido à continuidade na Câmara das investigações que podem levá-lo ao impeachment, afirmando serem fruto de “perseguição política” às vésperas da campanha para reeleição em 2020. No início deste mês, o secretário de Justiça de seu Gabinete, William Barr, também ignorou intimação para depor do Comitê Judiciário, que posteriormente votou por denunciá-lo em desacato ao Congresso dos EUA por se recusar a entregar a íntegra do relatório de Mueller.

Até agora, só veio a público e ao conhecimento dos deputados americanos uma versão fortemente editada do texto de 448 páginas, sob alegação de preservar informações confidenciais do Executivo.

Leia também: Trump vai apresentar proposta para basear processo de imigração em mérito

Em outra frente da batalha, Trump sofreu uma derrota jurídica depois que o juiz distrital de Washington Amit Mehta negou pedido de Trump e sua empresa para não entregar ao Comitê de Fiscalização da Câmara seus registros financeiros mantidos pela empresa de contabilidade Mazars. A oposição democrata há tempos luta para pôr as mãos nas declarações de renda do presidente, cuja revelação é uma tradição presidencial nos EUA , mas que Trump tem se negado a seguir.

Trump anunciou nesta terça que vai recorrer da decisão de Mehta.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!