Theresa May sofreu sucessivas derrotas em relação ao Brexit
Divulgação
Theresa May sofreu sucessivas derrotas em relação ao Brexit

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, anunciou nesta terça-feira (14) que levará uma quarta proposta de acordo para o Brexit ao Parlamento no próximo dia 3 de junho. A decisão foi divulgada pelo governo após uma reunião entre May e o líder da oposição trabalhista , Jeremy Corbyn, em meio às negociações para dar fim ao impasse.

Em nota, o gabinete da primeira-ministra diz que a conversa foi "construtiva e útil" e que as tratativas continuarão nos próximos dias. O comunicado deixa entender que May e Corbyn ainda não entraram em acordo para aprovar o tratado do Brexit , que já foi rejeitado três vezes pelo Parlamento britânico, sempre com voto contrário do Partido Trabalhista.

Leia também: Brexit: entenda o vai e vem da saída do Reino Unido da União Europeia

Uma das exigências de Corbyn é manter o Reino Unido na união aduaneira europeia, hipótese que não está prevista no acordo inicial e que é criticada pela ala do Partido Conservador que defende a saída da União Europeia . O prazo de 3 de junho também abre caminho para o país participar das eleições europeias , que acontecem de 23 a 26 de maio e renovarão o Parlamento do bloco.

Como o prazo inicial do Brexit era 29 de março, os britânicos não deveriam participar do pleito. O divórcio, no entanto, foi adiado para 31 de outubro devido às seguidas derrotas do acordo no Parlamento britânico e ao temor de um rompimento abrupto. Se o tratado for aprovado, o Reino Unido terá um período de transição até o fim de 2020 para sair da União Europeia. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!