Bolsonaro atacou
Marcos Corrêa / PR
Bolsonaro atacou "prisão ilegal" realizada pela ditadura de Nicolás Maduro

O presidente Jair Bolsonaro publicou na noite desta quinta-feira (9) em sua conta no Twitter uma mensagem dizendo que o Brasil “condena com veemência a prisão ilegal e arbitrária do vice-presidente da Assembléia Nacional da Venezuela, Edgar Zambrano”, assim como as detenções de todos os demais presos políticos feitas pelo regime do presidente venezuelano Nicolás Maduro.

Leia também: Supremo da Venezuela acusa deputados de traição por tentativa de derrubar Maduro

Zambrano é considerado o número 2 do auto-proclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó, que tem o apoio de Bolsonaro e do governo dos Estados unidos.

Na noite de quarta-feira (8), o  vice-presidente da Assembléia Nacional da Venezuela foi preso por agentes do Serviço Bolivariano de Inteligência da Venezuela (Sebin, serviços secretos). O anúncio foi feito pelo próprio Zambrano por meio de sua conta no Twitter. Ele disse que foi surpreendido pelo Sebin e, como se negou a sair do carro, os agentes usaram um guincho para transportá-lo, de maneira forçada, diretamente à prisão.

Você viu?

Leia também: "Suspensão de sanções mostra compromisso dos EUA com militares", diz Guaidó

Nesta terça-feira, o Grupo de Lima, formado pelos governos da Argentina, do Brasil, Canadá, Chile, da Colômbia, Costa Rica, Guatemala, de Honduras, do Panamá, Paraguai, Peru e da Venezuela, expressou, em nota, sua rejeição à prisão de Zambrano. O Grupo de Lima rejeitou também a decisão, que qualificou de “ilegítima” e “arbitrária”, da Assembleia Nacional Constituinte, de retirar a imunidade parlamentar de todos os membros da Assembleia Nacional da Venezuela.

* Com informações da RTP (emissora pública de televisão de Portugal)

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!