
Um trem em alta velocidade colidiu com uma barreira na estação ferroviária de Ramses, no Cairo, resultando na explosão de um tanque de combustível, na manhã desta quarta-feira (27). Pelo menos, 28 mortos e 50 feridos foram confirmados pelas autoridades responsáveis pela linha férrea, de acordo com o jornal Al Jazeera .
Leia também: Colisão entre trens no Rio já deixa maquinista preso há 5 horas nas ferragens
A estação é uma das principais da capital egípcia e, no momento do acidente, diversos passageiros aguardavam na plataforma para embarque. Em imagens e vídeos divulgados nas redes sociais, é possível o momento em que as chamas tomam a estação, após a colisão do trem com a barreira no final da linha, e algumas pessoas são vistas tentando socorrer as vítimas, enquanto outras são cobertas pelo fogo.
Segundo a imprensa local, diversas ambulâncias e veículos do corpo de bombeiros foram acionados, a fim de atender à ocorrência, e o local foi evacuado para que o incêndio fosse controlado. Os feridos foram encaminhados para os hospitais mais próximos da estação e, segundo a ministra da Saúde, Hala Zayed, a maioria sofre de queimaduras e de ossos quebrados.
Leia também: "Não pode e não vai acontecer de novo", diz Witzel sobre colisão de trens no Rio
As autoridades ainda não têm conhecimento nem do que possa ter causado a colisão e nem se havia ou não um condutor dentro do trem. Funcionários da estação afirmaram à imprensa local não terem descartado a possibilidade de um ataque terrorista.
O primeiro-ministro do Egito , Mostaa Madbuly, compareceu ao local do acidente e informou que o caso vai ser investigado por um comitê específico e que "qualquer um responsável por negligência deverá responder pelo acidente e assumir as graves consequências".
Leia também: Colisão entre dois trens deixa ao menos 226 pessoas feridas na África do Sul
Segundo o Gabinete do Egito, as famílias das vítimas que estavam na estação no momento da colisão do trem e que foram mortas ou que gravemente feridas receberão 80 mil libras egípcias (cerca de R$ 17 mil), enquanto as vítimas com ferimentos leves receberão 25 mil libras egípcias (cerca de R$ 5 mil).